Município de Macedo de Cavaleiros abre espaço dedicado aos templários

PUB.

Sex, 16/05/2025 - 08:54


Neste concelho há uma das duas únicas comendas dos templários do distrito, a de São Pedro

A passagem dos templários pela região transmontana vai estar evidenciada num museu em Macedo de Cavaleiros. Neste concelho há uma das duas únicas comendas dos templários, a de São Pedro. A outra é de a Pena Róias, em Mogadouro. O espaço está a ser construído no Centro Cultural e será inaugurado a 31 de maio. De acordo com o presidente do município, Benjamim Rodrigues, faltam apenas ajustes finais. “Faltam uns pequenos acertos, têm a ver com maquetes e a colocação do escudo, que é o símbolo do museu, que ficará no exterior”.

Além dos vestígios que os templários deixaram no distrito, na reconquista e defesa do território, o museu conta ainda a história desta ordem religiosa e militar medieval. Benjamim Rodrigues garante que será o acervo “mais variado” no país sobre esta temática, “com várias armas de época, com várias espadas, não só dos templários, mas também dos mouros, que na altura andavam em conflito com os templários”. “Aqui na região temos alguns testemunhos de peças, nomeadamente gravadas em pedra, e temos todo o tipo de indumentária, maquetes e, essencialmente, documentos”, disse o presidente.

Duas das peças que vão estar expostas foram doadas pelo Museu do Abade de Baçal, em Bragança. Estará também patente uma mostra temporária. “Temos uma doação temporária de peças valiosíssimas”.

A construção do museu teve um custo de cerca de 130 mil euros. O projeto conta ainda com o apoio das Terras Quentes.

Amanhã, Macedo de Cavaleiros também será palco da comemoração “Dias dos Templários”, com várias demostrações da época medieval, mas também seminários. Uma iniciativa promovida pelo município e a Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais