Sex, 31/05/2024 - 08:57
O Careto Air Show vai trazer a Bragança todos os pilotos acrobáticos que há em Portugal. Está marcado para os dias 28, 29 e 30 de Junho e, além de portugueses, conta com vários outros pilotos internacionais, nomeadamente o campeão do mundo. São mais de uma dezena de exibições, três horas de espectáculo acrobático, bem como os saltos dos paraquedistas caretos, uma das imagens de marca deste festival.
O presidente do Aero Clube de Bragança, Nuno Fernandes, garante que serão três dias de festa a não perder. “Este ano tempos todos os pilotos acrobáticos do país. Temos, mais uma vez, o campeão do mundo, o espanhol Ramón Alonso. Temos espectáculos variados como demonstração de autogiros e vamos ter aeromodelos, como alguns jactos. Vamos ter um leque muito alargado de espectáculos aéreos. Contamos também com balões de ar quente. Além da acrobacia, temos os nossos paraquedistas caretos, que vão saltar, pelo menos, quatro vezes. Esperemos ainda que a nossa Força Aérea tenha aviões para, nesse dia, fazer uma passagem ou duas por Bragança”.
Em terra também há festa. No primeiro dia há um espectáculo de humor, com Eduardo Madeira, e um arraial popular. No dia a seguir um passeio de automóveis clássicos desportivos e uma festa dos anos 80. Já o último dia é dedicado aos voos solidários. Tudo isto implica bastante trabalho por parte de voluntários. “Acaba por ser já um evento com muitos aviões e é algo muito profissional, que dá muito trabalho e que não se conseguiria fazer sem os 100 voluntários que temos. Contamos ultrapassar os 120 aviões. Vem de propósito gente do Brasil, de França, Luxemburgo e Espanha e Portugal, obviamente. Estamos a chegar longe e temos já bastantes contactos até de portugueses emigrantes que têm pequenos clubes de voo. Alguns já começaram a vir e outros querem começar a vir ao evento. Se o São Pedro nos ajudar vamos ter um evento em grande”.
Vão ainda ser feitos cerca de cem voos solidários. O dinheiro angariado reverte a favor da Fundação Casa de Trabalho, que precisa de verbas para abrir uma creche. Hélder Fernandes, vice-presidente do conselho de administração desta instituição, diz que esta nova resposta social vai acolher 42 crianças. “Junto com a Segurança Social, uma das necessidades que foi identificada aqui na cidade foi de uma creche. Portanto, nós, tendo já edificado que estava subaproveitado, que pode ser aproveitado para a creche, surgiu essa ideia, que está já na fase de implementação. É uma área de 500 metros quadrados, que vai iniciar obras brevemente e que terá capacidade máxima para 42 crianças, 10 dos 0 aos 12 meses, 14 dos 12 aos 24 e 18 dos 24 aos 36 meses”.
A ideia era que a resposta começasse a funcionar já em Setembro. “Ainda estamos a aguardar orçamentos. Vamos, claramente, precisar de verba para adaptar. Uma vez que já está edificado, trata-se apenas de adaptar acessos, condições de segurança, adaptar as casas de banho. Iremos tentar gastar o menos possível. Aquilo que vamos precisar sim é do equipamento”.
O Aero Clube de Bragança vai ainda oferecer 80 voos a pessoas que nunca tenham voado e que de outra forma não teriam possibilidade de o fazer. O Careto Air Show custa cerca de 70 mil euros e a câmara de Bragança financia com 30 mil.
Escrito por Brigantia