Ter, 17/10/2023 - 09:10
Esta iniciativa solidária junta a delegação de Bragança da liga, a Padaria Pão de Gimonde e a Moagem do Loreto.
Anabela Anjos, que pertence à direcção da delegação de Bragança, vinca que a receita servirá para ajudar a instituição nas várias missões que esta cumpre. “Serve para tudo. Serve para ajudar as pessoas que mais precisam no combate a esta doença, desde apoio social, a apoio nas consultas, investigação. Este dinheiro vai todo para um ‘bolo’ e depois é distribuído conforme as necessidades”.
A farinha é oferecida pela Moagem do Loreto e a Padaria Pão de Gimonde confecciona o pão gratuitamente. Elisabete Ferreira, da padaria, tem-se associado a esta causa porque esta é uma forma de dar a conhecer o que vende e sobretudo de ajudar quem mais precisa. “A nossa ideia é por em valor o pão. Qual a melhor forma de o fazer? Apoiando uma causa e mostrando que há uma variedade imensa de pão. Basta que o padeiro tenha criatividade para haver pão com todos os tipos de farinha, com mais sabor… é o que quisermos. Temos mais de 60 variedades”.
Anabela Anjos diz que há vários voluntários em iniciativas que vão sendo feitas e, nesses casos, são suficientes. Mas, no dia a dia, não são assim tantos. “As pessoas ainda têm algum receio em se comprometer com o voluntariado mas já esteve pior. Estamos a fazer uma bolsa de voluntários e vamos fazer uma formação para eles. Temos todo o gosto em aumentar a nossa bolsa de voluntários”.
Esta iniciativa, que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo, é uma forma de assinalar também o Dia Mundial do Pão, que se comemora a dia 16 de Outubro.
Anualmente, por esta altura, têm sido vendidos mil pães na Praça da Sé, em Bragança.
Escrito por Brigantia