Futebol: Brigantino Fernando Morato perto de se estrear na 1.ª Liga

PUB.

Qua, 07/06/2023 - 17:42


O brigantino Fernando Morato está muito perto de dar o salto para a 1.ª Liga de futebol.

O preparador físico, de 27 anos, há cinco temporadas que trabalha na 2.ª Liga, na última época no Vilafranquense e Mafra, integra a equipa técnica do mirandelense Rui Borges, e o Moreirense pode ser o próximo clube.

Fernando Morato não avança se vai ou não mudar-se para Moreira de Cónegos, mas deixa a certeza que vai continuar a trabalhar com Rui Borges. Sempre que puder vou seguir com ele, pois tenho uma grande cumplicidade com o Rui e a restante equipa técnica. Em relação ao futuro vamos ver. Estamos a ver o melhor para o futuro”.

O brigantino não esconde a vontade de trabalhar no principal escalão do futebol nacional. “Pessoalmente, eu tenho uma promessa para mim mesmo, chegar à 1.ª Liga com esta equipa técnica. Vamos ver”.

Sobre as cinco temporadas na 2.ª Liga, Morato fala de uma grande experiência. “Tem sido enriquecedor. Eu guardo, principalmente, a parte pessoal. Tem sido importante o número de pessoas que conhecemos, a personalidade dos jogadores, e é isso que levamos no final de cada época e do nosso percurso. Do ponto de vista desportivo tem sido uma grande experiência, ainda mais porque começámos num contexto amador e passo a passo atingimos os nossos objectivos e os campeonatos profissionais”.

Académico de Viseu, Académica, Nacional, Vilafranquense e Mafra são os clubes da 2.ª Liga que fazem parte do currículo de Fernando Morato. Mas o percurso do preparador físico começou no Campeonato de Portugal, no GD Bragança e depois Mirandela, como recorda. “O meu objectivo era trabalhar ao mais alto nível em Portugal ou no estrangeiro. A primeira foi fantástica com o mister Zé Gomes, no Bragança, em que aprendi imenso e tive uma primeira base de desenvolvimento muito grande. Infelizmente, as coisas não correram bem e em Abril saímos. Uns meses depois, recebi uma chamada do mister Rui que acabou por mudar a minha vida”.

Fernando Morato não esconde a ligação e o carinho que tem pelo Bragança. “O Grupo Desportivo Bragança é o clube da minha terra e do meu coração. Sempre que posso nas minhas folgas venho ver os jogos. Infelizmente, o clube atravessa uma fase em que não há estabilidade desportiva mas sinto que as pessoas que estão na sua liderança são as pessoas certas para dar estabilidade ao GDB. Estarei aqui para ajudar no que for necessário”.

Fernando Morato numa entrevista Rádio Brigantia/Jornal Nordeste, que pode ler na edição desta semana. Tudo aponta que o próximo clube do preparador físico de Bragança seja o Moreirense, da 1.ª Liga.

 

Jornalista: 
Susana Madureira