71º aniversário da Força Aérea vai ser comemorado em Bragança

PUB.

Ter, 06/06/2023 - 08:52


O 71º aniversário da Força Aérea vai ser comemorado em Bragança, com actividades que já vêm a decorrer desde o início do ano, mas a grande atracção acontece nos dias 24 e 30 de Junho e 1 e 2 de Julho

No dia 24 de Junho estará presente no Careto Airshow e haverá ainda aviões expostos pela cidade de Bragança, conta o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, esta segunda-feira, na apresentação do cartaz do evento.

“As pessoas podem entrar, podem interagir no avião, sem problema de mexer nos botões, porque nada estará ligado, mas permite à pessoa perceber o que quem voa sente. Serão três aviões, um helicóptero. Assim como vários stands onde serão explicadas as missões da Força Aérea, de uma forma interactiva”, disse.

A comemoração principal acontece a 1 de Julho, com a cerimónia militar, uma prova solidária e ainda um concerto oficial pela Banda de Música da Força Aérea, no Teatro Municipal. No dia 2, os aviões irão demonstrar as suas capacidades. Nos anos anteriores, os aniversários da Força Aérea também aconteceram em localidades do interior. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea realçou que é importante descentralizar as comemorações.

“Temos muitos brigantinos na Força Aérea que concorreram e estão felizes a cumprir a sua missão e sentimos essa necessidade. Sentimos a necessidade de sair das zonas normais, onde estamos implantados, e virmos para onde também os portugueses têm curiosidade em saber o que é a sua Força Aérea”, referiu.

Para o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, receber estas comemorações é uma “grande honra e satisfação”.

“Pretendemos que toda a gente do território possa aproveitar e possa usufruir de tudo aquilo que aqui vier e eventualmente sabe-se lá se poderá ser um contributo para a captação de novos talentos para ingressarem na Força Aérea”, frisou.

A maioria das unidades da Força Aérea está situada no litoral, nomeadamente no Montijo, Leiria, Sintra, sendo que Beja é a única estrutura no interior.

Em 2022, a Força Aérea esteve envolvida em mais de 1500 missões, no resgate e transporte de 912 pessoas, do qual resultou o livro “Voar para Salvar 2022”, também apresentado esta segunda-feira.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais