PUB.

Preço das casas continua a subir e Bragança não foge à tendência

PUB.

Qui, 01/06/2023 - 08:53


Mesmo com a inflação a descer e a chegar aos 4%, no mês de Maio, o sector imobiliário continua com preços desfasados

De acordo com Eugénia Batista, agente imobiliária da Último Pilar, nos últimos meses os valores dispararam. “Apartamentos que se venderiam na ordem dos 130 a 140 mil euros estão a vender-se a 180 ou 185 mil euros. Temos casas a 350 mil euros ou a 400 mil. Já quase não se encontra uma moradia a 250 mil euros. Eu acho que estamos a exagerar todos um bocadinho. É óbvio que quem vende quer ganhar mas temos que pensar e ver que isto se está a tornar um problema e que vai acontecer o que aconteceu há anos, entregarmos algumas casas ao banco”.

Em relação ao resto do país, Bragança é das capitais de distrito onde comprar casa é mais barato. A agente imobiliária Eugénia Batista diz que na cidade de Bragança o m2 ronda os 600 euros, preço que considera insuportável para as famílias. “Ainda é dos mais baratos mas mesmo assim as pessoas já começam a ter dificuldades, pelas subidas das taxas de juro. Para a cidade que é, pequena, de Interior, não tendo assim tanta oferta de emprego, a mim parece-me que está um bocadinho caro”.

Segundo o último estudo do Idealista, entre Abril e Maio, a média do m2 no país rondava os 2 500 euros. Lisboa e Porto continuam a ser as cidades mais caras para comprar casa. Já Portalegre, Guarda, Castelo Branco e Bragança as cidades mais baratas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais