Futebol: G.D. Bragança sagra-se campeão distrital de juniores

PUB.

Qui, 01/06/2023 - 00:10


O Grupo Desportivo de Bragança é campeão distrital de juniores a duas jornadas do final do campeonato.

A formação brigantina confirmou hoje a conquista do título após o triunfo por 3-1 frente à ADSP Vale do Conde, em jogo de acerto de calendário relativo à jornada 14.

A equipa treinada por Luís Tomé marcou cedo, aos sete minutos, através de Pedro Alves e fez o 2-0 aos 14’ por intermédio de Ruben Grande.

Na segunda metade, aos 70’, um autogolo de Afonso Caldeira deu o 3-0 ao GDB e Raul Félix reduziu para 3-1 aos 77 minutos.

Luís Tomé deixou uma palavra de apreço ao trabalho realizado pelos seus jogadores. Para o técnico dos canarinhos é uma conquista justa. “Queríamos ter festejado no passado fim-de-semana, mas não foi possível. Hoje, conseguimos com todo o mérito. Esta equipa merece por tudo o que fez durante toda a época. Mostrámos em todos os campos o porquê de sermos a melhor equipa e a mais regular”.

O técnico destacou, em especial, a primeira metade realizada pela sua equipa e a importância de ter marcado cedo. “É sempre importante marcar cedo porque, depois, gerimos o jogo de outra forma. Fomos uns justos vencedores. No treino desta terça-feira falámos um pouco do jogo de sábado e falámos da forma como a ansiedade e o nervosismo prejudicaram a equipa. Hoje, tentámos evitar que isso acontece”.

No plantel, Pedro Alves, que abriu o caminho para a vitória, falou de um objectivo concretizado. “Viemos para isto. Era o nosso objectivo. Queríamos ser campeões mais cedo mas só deu agora. Tento sempre ajudar a equipa. O golo marcado cedo deu-nos mais tranquilidade”.

E para Ruben Grande, o Bragança foi a melhor equipa do campeonato. “É um sentimento espectacular. O clube há muito tempo que não era campeão de juniores. Foi uma época muito competitiva, mas temos uma boa equipa e provámos a longo do campeonato que somos a melhor equipa”.

Do lado da ADSP Vale do Conde, Rafael Pinheiro admitiu que ter sofrido um golo logo aos sete minutos fez mossa na equipa. O treinador lembrou ainda que o plantel é formado por atletas do escalão de juvenis. “É preciso ver que não temos nenhum júnior inscrito. Fizemos esta competição com a equipa de juvenis que competiu no nacional com a intenção de lhes dar mais tempo de jogo para enfrentarem o nacional de juvenis. Juntámos isso ao facto de termos sofrido cedo que nos deixou um pouco fora do jogo a primeira parte. Na segunda, conseguimos bater-nos de igual para igual. Pelo que fizemos na segunda parte demos uma boa cor ao jogo. Parabéns ao Bragança pelo título que fizeram por merecer”.

A ADSP Vale do Conde é quarta classificada, com 26 pontos, e na penúltima jornada defronta o Forte Carrazedense.

Quanto ao Bragança é campeão distrital de juniores, a duas jornadas do final do campeonato, tem 43 pontos, e tem pela frente o Mirandela B o GD Moncorvo no que resta jogar da temporada.

O último título distrital de juniores do GDB foi conseguido na temporada 2017/2018. Os canarinhos vão competir no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão na próxima época.

 

Jornalista: 
Susana Madureira