Calçada de Alpajares pode vir a integrar Caminhos de Santiago de Compostela

PUB.

Sex, 26/05/2023 - 09:05


A Calçada de Alpajares, na freguesia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta, poderá vir a integrar os Caminhos de Santiago de Compostela

O município está a elaborar uma proposta que espera que esteja pronta até ao final do ano.

“Está a ser elaborada a proposta, está ser feito o estudo para ver a sua viabilidade, sabemos que existem registos que assim o demonstram, mas teremos que fazer algo sustentável e sobretudo direccionado para que a cultura dos Caminhos de Santiago possa vir a inserir Freixo de Espada à Cinta na sua rota”, explicou o presidente da câmara municipal, Nuno Ferreira.

A calçada de Alpajares está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977, dada a sua riqueza geológica e arqueológica. É um quilómetro de lages de xisto e de quartzitos, num percurso de catorze quilómetros. O município acredita que inseri-la na rota dos Caminhos de Santiago pode atrair muitos visitantes a Freixo de Espada à Cinta.

“Sabemos bem a quantidade de visitantes que os Caminhos de Santiago têm todo o ano, ou seja, são milhares de visitantes que passam pelos caminhos e Freixo de Espada à Cinta quer fazer parte dessa rota. Atrair cada vez mais, perante aquilo que são os nossos recursos, turistas e população que nos possa visitar, quer nacionais, quer internacionais”, frisou.

Depois da proposta concluída, o município vai reunir, em Santiago de Compostela, com a entidade organizadora da rota. O autarca adiantou ainda que vão desafiar os concelhos vizinhos a fazer parte, como “Mogadouro” e “Figueira de Castelo Rodrigo”, mas também vizinhos espanhóis.

Há mais de 15 anos que a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta organiza o Passeio Pedestre de Alpajares. Aconteceu no fim-de-semana passado e teve a maior adesão de sempre, com 400 participantes, quer portugueses, quer espanhóis.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais