Museu Terra de Miranda e a Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta recebem financiamento do PRR para obras

PUB.

Qui, 25/05/2023 - 08:52


O Museu Terra de Miranda e a Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta vão ser intervencionados, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência

O Ministério da Cultura anunciou que aos 150 milhões de euros para reabilitação do património cultural, acrescem 40 milhões para intervenções em 29 monumentos, sítios arqueológicos e museus. Ao Museu Terra de Miranda calham 700 mil euros, que servirão para instalação do projecto.

“A instalação do projecto de museografia, que é totalmente novo. Estamos a falar da parte da iluminação, das vitrinas, dos discursos museológico, para a museografia e para compra de equipamento. O equipamento também contempla a parte técnica, os painéis solares, a bomba de aquecimento”, explicou a directora do museu, Celina Pinto.

O Museu Terra de Miranda está agora em obras para ser remodelado e ampliado. A empreitada custa 1,1 milhões de euros e espera-se que esteja concluída no final deste ano, para depois avançar com o projecto museológico.

“A obra está a avançar a bom ritmo, temos projectado que no final do ano esteja concluída esta fase, neste primeira parte é demolição e coberturas. Trata-se aqui de ganhar algum espaço. É um edifício do século XVII, era câmara e cadeia, e era preciso neste projecto ganhar amplitude dentro deste edifício para conseguir instalar o museu”, referiu.  

Quanto à Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta receberá um milhão e duzentos mil euros. O financiamento servirá para consolidação estrutural dos parâmetros, cobertura e abóbada da nave, drenagem periférica da igreja e reabilitação do adro, correcção de pavimentos interiores e reabilitação e restauro das fachadas, vãos, portais e portas, além da melhoria do sistema eléctrico, iluminação e som.

Os projectos foram candidatados ao Plano de Recuperação e Resiliência pela Direcção Regional de Cultura do Norte. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais