Qui, 30/03/2023 - 14:32
Um grupo de trabalho já está a preparar uma candidatura para a acreditação dessa formação que será submetida à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a entidade a quem compete decidir. A diretora da Esact de Mirandela está confiante que será aprovada. “Contamos submeter em outubro e estamos confiantes que venha a ser acreditado, até porque esta necessidade já há muito que vinha a ser procurada pelos nossos estudantes e até mesmo pelos diplomados e agora estamos em condições para avançar para essa formação ”, avançou Sónia Nogueira na sessão de abertura da 17ª edição do ENESOL - Encontro Nacional de Estudantes de Solicitadoria – que decorre até esta quinta-feira, em Mirandela.
A diretora entende que este passo tinha de ser dado, tendo em conta que a Esact de Mirandela é, há duas décadas, “uma referência nacional” na área de solicitadoria. “Na região não existe um curso próximo de solicitadoria, temos um corpo qualificado em termos de docentes e também nos temos afirmado nesta área e a prova é o mestrado em administração autárquica que já tem esta componente e a procura por parte dos candidatos. Para além disso, temos promovido cursos de preparação no ingresso da profissão jurídica, na Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução”, acrescenta.
A mesma ideia tem o bastonário da ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, que é também docente da Esact desde que se iniciou a licenciatura de solicitadoria, há 19 anos. “Abstraindo-me de ser docente na escola e aquilo que é a análise estatística daquilo que são os licenciados finalistas desta instituição, comparado com os demais e aqueles que fazem o acesso á Ordem concluindo o seu estágio e o próprio acesso ao estágio e ao exercício da actividade profissional, está num nível mais do que satisfatório e que deve ser salientado no que diz respeito à qualidade de ensino e às competências adquiridas pelos alunos aqui”, afirma Paulo Teixeira.
A diretora da Esact reforça ainda que o curso de solicitadoria tem vindo a ter, todos os anos, muita procura ao ponto de preencher praticamente todas as vagas logo na primeira fase de acesso. “É mesmo preenchido, nós ficamos com zero vagas e também nos outros concursos especiais que temos muita procura que depois os candidatos não podem entrar porque não restam, vagas”.
A notícia da candidatura de um mestrado em solicitadoria mereceu um enorme aplauso por parte do presidente do Núcleo de Estudantes da Esact de Mirandela. “Era o anúncio que todos ansiavam e o facto de poder vir o Mestrado será sempre muito bem recebido pelos alunos e com isto conseguimos manter-nos na academia que nos acolheu e continuarmos um percurso académico saudável porque felizmente a Esact consegue oferecer um plano curricular muito bom para a área que nós temos e os profissionais que nos lecionam as aulas também são dos melhores, pelo que tem tudo para dar certo”, acredita Rúben Teixeira.
Resta aguardar pela decisão da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior que deve acontecer até ao final deste ano.
Escrito por Terra Quente (CIR)