Futebol: Dificuldades não impedem crescimento do futebol feminino no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 23/03/2023 - 10:53


O Futebol feminino está a crescer no distrito de Bragança. São 181 as atletas inscritas na Associação de Futebol de Bragança, 94 no futebol e 87 no futsal nos diversos escalões. Grande parte, no que diz respeito ao futebol, representa a Associação Desportiva Paredes (37) e o S.C. Mirandela (33). No futsal o Santo Cristo é o clube com o maior número, 28 no total.

A AD Paredes conta com dois escalões em provas nacionais, sub-19 e seniores. Foi em 2016 que o emblema brigantino lançou a aposta no futebol feminino e desde então é presença assídua no Campeonato Nacional sub-19, mas a tarefa não tem sido fácil. As dificuldades são várias, desde logo os gastos face às longas distâncias que as equipas têm que fazer para competir. “As competições no nacional implicam viagens de 15 em 15 dias para a zona de Braga, Barcelos e Guimarães o que implica grandes deslocações. Só a ajuda dos pais não é suficiente. Temos ainda a ajuda do município e da união de freguesias. Mas, fazer face a todas as despesas que temos não é fácil”, referiu a presidente, Alexandra Pires.

No S.C. Mirandela o coordenador técnico geral para a formação, Pedro Grilo, queixa-se da escassez de apoios ao futebol feminino. “Não tem sido fácil, pois não temos praticamente apoios. São prometidos mundos e fundos mas quando chega a hora H os subsídios para o futebol feminino são quase zero. Tem que haver muita força de vontade, muito querer, muita entrega da parte das atletas, treinadores e directores para andar onde andámos. O único apoio da parte da FPF é a isenção do seguro desportivo. Nos nacionais penso que há um subsídio para os transportes”.  

As alvinegras estão em competição no Campeonato Nacional Feminino sub-19 e no distrital em sub-13. Treinam duas vezes por semana no clube e todas as terças-feiras trabalham no Centro de Treinos da A.F. Bragança, instalado em Mirandela, em contexto de selecção. O projecto, iniciado em 2016, tem sido determinante para fomentar a prática da modalidade. Uma aposta mais que ganha na opinião de António Ramos, presidente da A.F. Bragança. “O centro de treinos foi uma proposta feita pela FPF em que tínhamos que realizar 24 unidades de treino. O que é certo é que na nossa realidade geográfica o subsídio da FPF não chega para cobrir as despesas dessas unidades de treino. Mas isso não interessa, pois conseguimos até aumentar as unidades de treino. O centro veio dar mais experiencia às nossas jogadoras que com a participação nos inter-associações conseguem viver outras realidades”.

O investimento no futebol feminino tem sido uma das apostas da Federação Portuguesa de Futebol, que para este ano orçamentou oito milhões de euros para a modalidade. Fernando Gomes, presidente da FPF, tem a certeza que a qualificação da Selecção Nacional Feminina, pela primeira vez, para o Campeonato do Mundo vai contribuir para o crescimento do número de praticantes. “O impacto já está a acontecer. É óbvio que estes sinais positivos da prestação da selecção nacional e com impacto mediático que essa mesma participação tem. Estamos convencidos que vai catapultar ainda mais o interesse, a motivação, o entusiasmo pela prática do futebol feminino”, afirmou.

Fernando Gomes assumiu a liderança da FPF em 2011 e na altura eram pouco mais de duas mil as jogadoras inscritas. Doze anos depois, o número disparou e já passou as 14 mil.

 

Jornalista: 
Susana Madureira