PUB.

Aberto concurso para construir barragem Redonda das Olgas

PUB.

Qui, 23/03/2023 - 09:48


Já está aberto o concurso público para a construção da barragem de regadio Redonda das Olgas, em Vila Flor

A construção da albufeira e da rede de rega, juntamente com os estudos já feitos, vai custar 14 milhões de euros. O concurso vai estar aberto durante 45 dias e prevê-se que no Verão deste ano a obra comece, adianta o presidente da câmara municipal, Pedro Lima. “O prazo termina daqui a 45 dias e depois faremos análise de propostas. Esperamos cumprir o cronograma e conseguir iniciar a obra no Verão, em Julho ou Agosto. A obra está previsto ser inaugurada no final do primeiro trimestre de 2025”.

A construção de uma barragem de regadio para Vila Flor já é discutida há quatro décadas, mas só em 2015 foi feito um estudo que determinou que será construída na freguesia de Freixiel. De acordo com o autarca, é o maior investimento no concelho e vai contribuir para o desenvolvimento da agricultura. “Numa primeira fase são cerca de 400 hectares e quando for colocada a rede de rega para o Vieiro serão atingidos 600 hectares”.

A construção da barragem é financiada na totalidade pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Estão ainda a ser feitas obras para a criação de uma rede de abastecimento de água no concelho. “Foi também o maior investimento em Vila Flor em termos de abastecimento de água. Vila Flor vai ficar completamente coberta de rede de água. Vamos erradicar furos artesianos. Via ser tudo através das Águas do Norte”.

A construção da rede de abastecimento de água em Vila Flor vai custar 1 milhão e 200 mil euros e é financiada em 85%.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais