Comando Territorial de Bragança da GNR preparado para a prevenção e combate dos incêndios rurais

PUB.

Ter, 21/03/2023 - 09:10


Com as temperaturas a subir, o Comando Territorial de Bragança da GNR garantiu estar preparado para a prevenção e combate dos incêndios rurais

Esta foi uma das preocupações transmitidas no Conselho Municipal de Segurança de Bragança, realizado ontem. O comandante da GNR, Lobo de Carvalho, adiantou ainda que vão ser activados postos de vigia. “Iremos fazer tudo por tudo para que os incêndios rurais, se vierem a acontecer, porque eles vão acontecer, ocorram sempre numa percentagem diminuta residual e que o seu efeito seja o menos danoso possível. Nós iremos activar ou funcionaremos com uma rede nacional de postos de vigia compostos em todo o distrito para observação e vigilância de todo o espaço”.

O Comando Territorial de Bragança abrange todo o distrito, ou seja, nove concelhos da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e três da Comunidade Intermunicipal do Douro. Com os comandos sub-regionais da Protecção Civil, o distrito fica dividido no que toca à sinalização de ocorrências. Ainda assim, o comandante da GNR salientou que as fronteiras logísticas não vão interferir no combate. “Nós não vamos permitir que estas fronteiras delimitadas administrativamente conflituem com a estratégia de combate no terreno”.

A nova Carta de Perigosidade de Incêndio Rural determina que em localidades em risco elevado de incêndio as pessoas não vão poder sair de casa. Para o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, as medidas precisam de ser discutidas, de modo a não prejudicar quem vive no meio rural. “Estas medidas terão ainda que ser discutidas e articuladas com quem de direito para que se garanta que, efectivamente, a nossa sociedade funcione, que o meio rural não fique impedido de desenvolver a sua actividade normal”.

A carta está suspensa até ao final do mês e pode vir a ser aplicada só em 2024. Além dos incêndios, o autarca alertou para a actos de vandalismo no “mobiliário urbano” do município. “É um problema que afecta particularmente o erário público, tendo em conta que, em determinados momentos, o próprio município é obrigado a reinvestir em mobiliário porque ele foi danificado. Caso contrário, poderíamos já estar a investir noutras coisas”.

O Conselho Municipal de Segurança de Bragança aconteceu, ontem de manhã, com a presença dos Bombeiros, Protecção Civil, PSP e Câmara Municipal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais