Ténis de Mesa: Mirandela recebe Grande Final do Europe Trophy Women 2023

PUB.

Sex, 17/03/2023 - 10:51


Mirandela será palco, amanhã e domingo, da grande final do Europe Trophy Women 2023, em ténis de mesa, uma prova do calendário oficial da ETTU (European Table Tennis Union), a entidade desportiva que superintende a modalidade na Europa.

No final de Novembro de 2022, a fase regional desta prova do terceiro escalão da competição europeia de clubes, depois da Liga dos Campeões e da Taça da Europa, também já tinha sido disputada em Mirandela, e ditou a vitória do CTM Mirandela que se apurou para a grande final.

Agora, o clube, com o apoio do Município de Mirandela apresentou nova candidatura para receber a grande final que foi acolhida por parte da ETTU. “Sinceramente pensávamos que não teríamos grande sucesso, porque não é fácil a ETTU ter estas decisões quando tem outras solicitações, mas é a prova de que aquilo que fizemos na fase regional foi muito bem feito, toda a gente foi encantada, mas agora é outra qualidade são outras exigências e não fosse o apoio que vamos ter da câmara municipal não tínhamos capacidade para receber esta prova da terceira divisão europeia mas que tem muita qualidade porque vêm esquipas, nomeadamente as francesas, que têm uma qualidade elevada e são equipas de Champions League”, afirmou o presidente da direcção do CTM Mirandela, Isidro Borges.

Durante o fim-de-semana, vão estar a competir pelo troféu as oito equipas europeias que se apuraram na fase regional. Para além do CTM Mirandela, Portugal também tem a formação açoriana do União Sebastianense. Também a França apresenta duas equipas. As restantes são oriundas da Grécia, Croácia, Noruega e Chéquia.

Isidro Borges assegura que estão garantidos dois dias de ténis de mesa de alto nível. “Só para dar um exemplo, vai estar cá uma jogadora francesa que já foi campeã da Europa e outras jogadoras que estão no lote das melhores 50 do ranking mundial”, sublinha Isidro Borges que não coloca uma fasquia muita elevada à equipa da casa. “Vamos tudo fazer para dignificar o clube, a cidade, a região e o país, porque é o nosso ADN, mas sabemos que ganhar a primeira fase regional já excedeu claramente as expetativas, já que reentramos nos projetos da Europa depois de 12 anos de ausência e sabemos que não há nenhum risco face às expectativas e é o que estamos a fazer”, acrescentou.

E a treinadora da equipa do CTM Mirandela não esconde que será muito difícil vencer a prova, mas, Xie Juan, diz que não há impossíveis. “Penso sempre que há possibilidades e se jogarmos muito bem tudo pode acontecer”, afirma.

A equipa mirandelense será constituída por Rita Fins, Matilde Pinto, Inês Matos e Mariana Santa Comba. Annamaria Erdeliy não pode dar o seu contributo e Xie Juan admite que é uma ausência de peso. “Está a faltar-nos a primeira jogadora, mas vamos ver se as outras equipas vêm mais ou menos fortes e depois logo se vê, até porque antes de jogar ninguém é vencedor nem vencido, e as minhas atletas estão confiantes, estão preparadas”, revela.

Quem está mesmo confiante na vitória do CTM Mirandela é a vereadora do Desporto do Município. “Depois de ter vencido a fase regional, foi muito importante trazer esta prova internacional para Mirandela e esperemos que a nossa equipa seja a grande vencedora”, acredita, Vera Preto.

Amanhã, realiza-se a fase de grupos com o CTM Mirandela a ficar na série com as equipas do Saint Pierraise (França), o HB Ostrov (Chéquia) e o STK Aquaestil Duga Resa (Croácia).

Na outra série, o União Sebastianense, terá como adversários, o TT Joué Les Tours (França), o B-72 (Noruega) e o ASEA Sarises Florinas (Grécia).

No domingo, as meias-finais jogam-se de manhã, às 11h00. A final é disputada às 15h00.

Escrito por Rádio Terra Quente - CIR (Cadeia de Informação Regional)