Macedo de Cavaleiros vai ser um pólo aeronáutico

PUB.

Qui, 16/03/2023 - 08:53


Macedo de Cavaleiros vai passar a ser um pólo aeronáutico para manutenção, treino e operação de helicópteros

O contrato entre a empresa do grupo da Heliportugal e a autarquia já foi assinado.

Luís Ferreira, Director Executivo da Heliportugal, explica que a escolha de Macedo de Cavaleiros é estratégica dada a centralidade em relação à Península Ibérica, para competir com a capacidade instalada de manutenção em Madrid e Barcelona.

“Macedo de Cavaleiros, para nós, tem uma centralidade, a nível da Península Ibérica, muito importante. No nosso tipo de trabalho, em que prestamos serviços de helicóptero, quer de manutenção, quer de treino e até a própria operação, todo o Norte de Portugal e Espanha conseguem estar centrais em Macedo de Cavaleiros. O objectivo é, claramente, desenvolver essa parte da manutenção e treino, e com isso trazer a parte da operação com meios pesados”, disse.

Além disso, há intenção de sediar um helicóptero pesado Kamov em Macedo de Cavaleiros.

A empresa vai ainda complementar a parte prática da formação dos futuros mecânicos de helicópteros que vão frequentar o curso de manutenção de aeronaves no Centro de Meios Aéreos macedense.

O contrato de arrendamento entre a autarquia de Macedo e a Gestifly, S.A., que faz parte do grupo da Heliportugal, já foi assinado e com ele a Câmara vai receber uma renda mensal de 2500 euros. Prevê a cedência do Hangar nº 2 e de três salas do edifício do Centro de Meios Aéreos, assim como os espaços comuns, para apoio à actividade e formação dos pilotos da empresa.

O Paulo Rogão, vereador do Município de Macedo de Cavaleiros, acredita que a instalação desta empresa será uma mais-valia, sobretudo para a economia local.

“Vem, no fundo, trazer mão-de-obra qualificada para Macedo de Cavaleiros, com os técnicos de manutenção, os pilotos e dará mais movimento a esse nível, pelo menos é a expectativa, quer nossa quer da empresa. O contrato é de cinco anos, eles estão muito entusiasmados com a vinda para Macedo e estamos em crer que é bom, pois traz movimento à economia local com as pessoas que virão para cá”, sublinhou.

A empresa já se começou a instalar em Macedo de Cavaleiros e o objetivo é conseguirem estar a trabalhar em pleno no terceiro trimestre do ano.

Até ao final do mês de Março decorrem também as inscrições para o curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves, previsto para decorrer no Centro de Meios Aéreos de Macedo de Cavaleiros, se houver um mínimo de 12 alunos matriculados.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Foto: Rádio Onda Livre