PUB.

Futebol: GD Bragança equipado com desfibrilhador automático externo

PUB.

Ter, 14/03/2023 - 11:06


O Grupo Desportivo de Bragança já está equipado com um desfibrilhador automático externo (DAE).

O cube conta com seis elementos habilitados a utilizar o DAE em caso de paragem cardiorrespiratória, os quais receberam formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa. “Temos seis elementos ligados ao clube que estão habilitados para usar o desfibrilhador”, frisou Paulo Afonso, presidente do GDB.

O desfibrilhador automático externo foi oferecido pela empresa Wisekey, parceiro desportivo do GDB, e é importante no processo de certificação do clube como entidade formadora. “Era algo que nos faltava. Estamos certificados com quatro estrelas e o processo de certificação um dos requisitos é ter um DAE. Estamos gratos à Wisekey pela oferta”

O GDB foi certificado como entidade formadora 4 estrelas pela Federação Portuguesa de Futebol. O clube conta com cerca de 180 atletas em todos os escalões de formação e seniores.

Desde 2012 que é obrigatório a existência de dispositivos de socorro em locais públicos, que inclui recintos desportivos.  Os DAE têm de ser licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Foto de Diogo Pinto 

 

Jornalista: 
Susana Madureira