Comprar produtos de Mogadouro à distância é possível através de plataforma online com mais de 20 produtores do concelho

PUB.

Ter, 14/03/2023 - 09:11


Preservar as tradições e os costumes da região é o objectivo da plataforma online “Origem: Mogadouro”, criada pela câmara municipal e a associação comercial

Foi apresentada no passado sábado e os produtores, comerciantes e agentes locais, tiveram a oportunidade de trocar experiências e opiniões sobre temas como a economia local e o turismo.

Exemplo do sucesso do evento foi o caso de Elisabete Gomes, proprietária do restaurante “A Tasquinha” que ficou a descobrir que grande parte dos produtos que utiliza diariamente no seu restaurante pode comprar directamente em Mogadouro.

“Eu fiquei pasma da minha vida ver metade destes senhores a venderem produtos que eu utilizo todos os dias e tenho que ir comprá-los a outros sítios depois de eles os venderem. Falta comunicação entre todos, eu espero bem que eles vão lá que eu compro sem dúvida alguma”, sublinhou.

O chef de cozinha Luís Martins, considera que, além da carne, Mogadouro tem variadas potencialidades e infindáveis produtos, que com a plataforma são mais fáceis de promover.

“Antigamente comia-se uma cozinha de pobreza, mas criativa, onde tínhamos uma grande riqueza de receituário e a partir do momento que começámos a ter tudo acessível começou-se a afunilar para a chamada carne assada, que tem todo o seu valor, nós somos reconhecidos por causa disso, mas temos outro tipos de produtos, o mel, os cogumelos, as castanhas, os marmelos, temos uma infinidade de produtos e acho que isso vai trazer pessoas cá”, disse.

A plataforma Origem: Mogadouro já ultrapassou as cinco mil visitas, no espaço de meio ano, e conta com a adesão de 23 produtores, entre eles o produtor de vinho Fernando Mogadouro, que vê neste projecto uma mais-valia para alavancar a sua marca.

“Adesão à plataforma já foi feita no sentido de poder dar prolongamento àquilo que eu não tenho capacidade para fazer sozinho em termos de promoção. Nada impede de fazer o nosso trabalho em termos de promoção, mas gostaria de ter essa ajuda por parte do concelho e desta plataforma que me vai permitir chegar mais longe, porque em termos de budget eu não essa capacidade”, referiu.

Segundo João Neves, presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro, após meio ano de actividade, o balanço positivo.

António Pimentel, presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, explicou que a marca se encontra em processo de registo.

O evento “Partilhar a Origem” aconteceu este sábado e foi aberto a todos os interessados para conhecer e apoiar os produtos locais e as tradições do concelho de Mogadouro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Daniela Parente