Futebol: Helena Lisboa e Alexandra Pires são as únicas mulheres presidentes de clubes de futebol no distrito de Bragança

PUB.

Qua, 08/03/2023 - 12:24


O futebol e o futsal já não são um mundo exclusivo dos homens. As mulheres têm conquistado o seu espaço nas modalidades, quer dentro do terreno de jogo, quer nas equipas técnicas ou até a nível directivo.

Neste dia Internacional da Mulher, trazemos dois exemplos de liderança no feminino no distrito de Bragança.

Alexandra Pires é presidente da Associação Desportiva Paredes desde 2016. Helena Lisboa assumiu o leme da Associação Recreativa Alfandeguense há cerca de um ano. O que une estas duas mulheres? A paixão pelo desporto.

Alexandra Pires lidera um clube de futebol feminino com duas equipas nos nacionais, seniores e juniores. As dificuldades são muitas e os jogos, realizados essencialmente na região do Minho, acarretam despesas elevadas. “Temos muitos obstáculos para contornar e estando no interior do país fica tudo muito longe. As competições no nacional implicam viagens de 15 em 15 dias para a zona de Braga, Barcelos e Guimarães o que implica grandes deslocações. Só a ajuda dos pais não é suficiente. Temos ainda a ajuda do município e da união de freguesias. Mas, fazer face a todas as despesas que temos não é fácil”.

Captar atletas é uma tarefa complicada pelo preconceito que ainda há em relação às mulheres no futebol por parte dos pais. “Alguns pais, algumas mães acham giro ver na televisão as meninas jogarem mas depois não olham da mesma forma para as filhas que têm em casa, que passam tardes inteiras a jogar com os irmãos”.

No entanto, não há obstáculo que demova Alexandra Pires de continuar a manter vivo o projecto, até porque o futebol feminino já deu passos largos de afirmação e crescimento. O maior exemplo é a qualificação da selecção nacional, pela primeira vez, para um mundial.

É com a mesma garra e certeza que Helena Lisboa comanda a Associação Recreativa Alfandeguense. Para a presidente as mulheres têm tanta ou mais capacidade que os homens para liderar e considera que só não há mais mulheres em cargos de decisão no desporto por receio ou timidez. “Há poucas mulheres a quererem assumir a liderança de uma associação ou clube. Penso que pode ser por

Helena Lisboa assume que ainda há algum preconceito em relação às mulheres no futebol e futsal, embora pessoalmente nunca o tenha sentido. “Eu nunca senti qualquer preconceito. Penso que quando é uma mulher a gerir conflitos consegue apaziguar as situações melhor do que um homem”.

No distrito de Bragança, no que diz respeito ao futebol e futsal, Helena Lisboa e Alexandra Pires são as únicas mulheres na liderança de clubes.

Já o número de atletas inscritas na A.F. Bragança tem vindo a crescer. São, esta época, 187, divididas pelo futebol e futsal.