Bragança é o distrito com menor número de crimes participados às autoridades

PUB.

Ter, 07/03/2023 - 09:00


Bragança e Mirandela são das cidades mais seguras do país

De acordo com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, no aniversário da PSP de Bragança, esta segunda-feira, o distrito tem o menor número de crimes participados às autoridades. “Houve uma redução de mais de 20% na criminalidade grave. Este é o distrito que tem o menor número de crimes participados em todo o país. É um dado muito positivo. Mostra o sentido de responsabilidade que os cidadãos, nas suas atitudes e comportamentos, têm vindo a ter e a eficácia do dispositivo da PSP e da GNR”.

O comandante da PSP de Bragança, Carlos Anastácio, há quatro meses no cargo, reitera que não há criminalidade violenta nas duas cidades que operam, salvo raras excepções. “As ocorrências que aqui mais temos é do ponto de vista de pequenas incivilidades. Temos que recorrer e fazer a gestão das vontades das pessoas. Por exemplo, a questão do ruído. Há sempre interesses conflituantes e, às vezes, a polícia tem que fazer o papel de árbitro, o que acaba por ser díficil. Outra questão também é termos aqui, tanto em Bragança como em Mirandela, uma grande comunidade de estudantes, alguns deles de fora de Portugal, que se divertem. Também temos alguma atenção a isso”.

Desde 2017, a PSP de Bragança já perdeu mais de 20 profissionais. O comandante admitiu que o efectivo diminuiu e que seriam precisos mais polícias. No entanto, o ministro relembra que no ano passado entraram novos recursos humanos. “No âmbito do reforço dos meios humanos que temos em curso, recordo que entraram cerca de 950 novos elementos, no ano de 2022. Estão, neste momento, a realizar formação cerca de 600 novos elementos da PSP. Daqueles que entraram no ano que passou houve também um reforço de meios humanos no comando de Bragança”.

O ministro deu ainda garantias de que os polícias, entre 2023 e 2026, vão ver a sua remuneração aumentar 20%, o suplemento de serviço e risco também passou dos 31 euros para os 100 e vai ser feito um investimento em infra-estruturas para alojamento dos elementos de força de segurança.

Declarações de José Luís Carneiro, ontem, no aniversário da PSP de Bragança, que assinalou 147 anos de existência.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais