Semana da Economia Circular no IPB termina com balanço positivo

PUB.

Seg, 20/09/2021 - 08:17


Estão abertas as manifestações de interesse dos apoios relacionados com a bio economia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência

No encerramento da Semana da Economia Circular 2021, na passada sexta-feira, organizada pelo Instituto Politécnico de Bragança, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, referiu a importância dos instrumentos financeiros do plano e do Portugal 2030, cuja a temática da economia circular é central. “Esta componente, no PRR, tem 140 milhões. Depois temos ainda outra componente, que é ligada às agendas e alianças verdes para a reindustrialização, com 372 milhões”.

Há ainda, neste momento, disponíveis outros apoios específicos para empresas de territórios do Interior relacionados com esta temática. “O apoio empresarial é estruturante naquele que é o programa de valorização do interior. Tem sido um dos eixos onde temos colocado mais recursos financeiros. Ainda no âmbito do Portugal 2020, está a decorrer o grande último aviso para as empresas. Está aberto um aviso só para empresas do interior. Pode e deve incluir todas estas dinâmicas de processos”, disse Isabel Ferreira.

Nesta Semana da Economia Circular, o IPB reuniu um conjunto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Projeto INTERREG Circular Labs, dirigidas a empresas, instituições, investigadores, alunos e à população em geral, criando uma oportunidade para o debate em torno da Economia Circular. O professor responsável pela organização, Artur Gonçalves, faz um balanço extremamente positivo e realça que foram lançados desafios que agora vão continuar a ser trabalhados. “Faço um balanço positivo. Foi uma semana produtiva. Ouviu-se todo um amplo conjunto de especialistas e discutiram-se temáticas, resolvendo-se problemas. Terá continuidade porque penso que despertou na comunidade a ideia da economia circular como um caminho para a sustentabilidade ambiental”.

A Semana da Economia Circular 2021 teve como principal foco a integração a Economia Circular em novos modelos de negócios, possibilitando espaços de criatividade, geração de ideias e resposta à mudança, que contribuam para acelerar a transição do modelo “linear” para o modelo “circular” no contexto da eficiência no uso de recursos.

Escrito por Brigantia