Mirandela tem agora uma Unidade Móvel de Saúde que já começou a percorrer concelho

PUB.

Sex, 18/06/2021 - 09:40


O concelho de Mirandela dispõe agora de uma Unidade Móvel de Saúde, que começou a percorrer as aldeias do concelho esta semana

Inicialmente a viatura vai ter como mote “desconfinar em segurança e de forma saudável”, implementado um projecto pioneiro, para compreender o impacto da pandemia na população e preparar respostas concretas adequadas à população, explica a vereadora da área da saúde no município de Mirandela, Vera Preto. "Queremos avaliar como as nossas comunidades viveram o confinamento e, acima de tudo, trabalhar a prevenção e promoção da saúde no desconfinamento".

A vereadora esclarece que o projecto itinerante +Saber +Saúde pretende igualmente sensibilizar a população para outras dimensões da saúde, nomeadamente a literacia nesta área.

Visto que a pandemia pode ter afastado muitas pessoas dos serviços de saúde, identificar as reais necessidades dos utentes é um dos passos do projecto. "Estamos a aplicar um inquérito para saber quais as reais necessidades das pessoas no âmbito da saúde. A partir desta informação podemos estruturar novas respostas, em colaboração com as várias entidades de saúde locais".

Para além do preenchimento de um questionário, estão disponíveis instrumentos informativos e técnicos relativos à Covid-19, como disponibilização de máscaras descartáveis, gel desinfectante e suporte no agendamento on-line de vacinação. Vera Preto sublinha que posteriormente a unidade vai ficar à disposição da comunidade, como forma de aproximação dos cuidados de saúde. "Este projecto prevê a articulação com os cuidados de saúde primários e outras entidades na área da saúde. Todas as necessidades, no âmbito do rastreio, esta viatura estará sempre em articulação com outras entidades".

Após esta primeira fase de diagnóstico, será criado um roteiro para que a Unidade Móvel de Saúde percorra as aldeias do concelho de Mirandela. A valência vai contar com uma equipa multidisciplinar.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro