Seg, 24/08/2020 - 09:20
A população, que escasseia nestes locais, aplaudiu a iniciativa que quebrou a rotina e a solidão. “Foi óptimo, excelente não estamos habituados a estas coisas boas, aqui não se passa nada, só os pássaros e os animais do monte”, conta Helena Costa uma das habitantes.
Ontem em Armoniz, aldeia com apenas 9 residentes a tempo inteiro, pedia-se mesmo que a iniciativa se repetisse. “Foi um momento cultural muito bom, há pouca gente aqui, mas as pessoas vieram assistir e acho por bem que de vez em quando se façam coisas destas para as pessoas se alegrarem”, afirmou Dorgila Santos, que mora em Lisboa, mas veio passar uns dias de férias.
Numa altura em que as festas são canceladas, os músicos Pedro João e Fabíola Mourinho, decidiram apostar num reportório que apelasse à espiritualidade.
A iniciativa é da junta de freguesia de Vinhais, para descentralizar actividades culturais e promover a igualdade e a proximidade da comunidade, explica o presidente da junta Marco Costa. “Fizemos questão de levar estes momentos musicais às aldeias anexas, por forma a começarmos a colorir o dia a dia de cada um de nós. Em algumas das aldeias as pessoas ficaram muito confinadas e daí darmos esta esperança e este alento”, referiu.
Cumprindo as regras de distanciamento e uso de máscara, a música foi às aldeias de Moás, Rio de Fornos, Armoniz e Ermida, em Vinhais, em quatro concertos este sábado e domingo. Escrito por Brigantia.