Treinador mirandelense quer ajudar o SV Áustria Salzburgo a voltar aos grandes palcos do futebol

PUB.

Qua, 21/11/2018 - 11:24


O SV Áustria Salzburgo, da Áustria, conta com um transmontano no quadro de técnicos das equipas de formação.

Michael Santulhão é de Mirandela e chegou esta temporada ao clube austríaco, depois das passagens pelo Hertha de Munique e Burghausen da Alemanha.

O mirandelense, de 36 anos, treina a formação sub-17, prepara-se para assumir o comando técnico dos sub-23 e a coordenação das equipas de formação.

Michael Santulhão quer ajudar o clube, que fez história na década de 90, a regressar aos patamares nacionais do futebol austríaco.

“Em Portugal tive ligado ao futebol profissional na parte de scouting e também na ligação entre empresários e clubes alemães. Depois fui convidado para integrar uma escolinha de futebol, no meu regresso à Alemanha. Entretanto, o Gustavo Ribeiro, que foi internacional das selecções nacionais jovens e emigrou para a Alemanha, abriu uma escola de futebol na Áustria e convidou-me para trabalhar lá”.

O SV Áustria Salzburgo foi reorganizado em 2005 depois de a Red Bull ter renomeado o clube para Red Bull Salburg com as cores e o emblema da multinacional. O facto não agradou aos adeptos que resolveram fundar o SV Áustria Salzburgo.

Antes de ingressar no emblema austríaco, Michael fez trabalho de scouting em Portugal e há dois anos rumou à Alemanha.

“O SV Áustria Salzburgo está na luta pela subida à terceira divisão e o objectivo é voltar a colocar o clube no patamar a que muita gente estava habituada nos anos 90, todos se lembram dos jogos para a Liga dos Campeões. Digamos que actualmente é um gigante adormecido. Estou muito feliz por fazer parte deste clube”.

A ligação à Alemanha é antiga já que foi o país onde o técnico nasceu, fixando-se depois em Mirandela com 14 anos.

No SCM jogou até aos 18 anos e foi mesmo campeão distrital de juniores. Foi treinado por Gilberto Gomes e integrou a equipa que contava com Rui Borges, actual treinador dos alvinegros, e o guarda-redes Eduardo Carvalho, que defende as redes do Vitesse da Holanda.

Mesmo à distância, Michael Santulhão continua a acompanhar a campanha do SC Mirandela no Campeonato de Portugal.

A entrevista na íntegra ao técnico mirandelense dos sub-17 do SV Áustria Salzburg para ouvir aqui na Brigantia, no próximo sábado, no programa Nordeste Desporto, depois das 12h00.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira