Ter, 21/10/2014 - 10:27
É que a Federação Portuguesa de Futebol está a apostar cada vez mais em competições direccionadas para atletas em idade de formação e no distrito são cada vez menos as jogadoras com menos de 19 anos. “No primeiro ano em que competimos neste torneio era uma competição sénior, na altura muitas atletas tinham mais que 25 anos. Ano após ano a federação tem andado a reduzir o número de idades e já se sabe que para o ano o torneio será sub-19. Provavelmente a selecção de Bragança está no limite de não participar pois temos um problema grave, não temos formação no futsal feminino”.
Para Paulo Gonçalves os clubes têm que apostar na formação de atletas. “Eu continuo a achar que os clubes têm que ir às escolas e cativar as miúdas para o futsal. Parece-me que estão a cativar as miúdas para o volei e para o basquetebol e estão a esquecer-se um pouco da modalidade que é número em termos de desporto praticado em pavilhão, que é o futsal. Os clubes antes de serem campeões têm que perceber que têm que formar primeiro”.
Paulo Gonçalves dá como exemplo algumas equipas do distrito de Bragança que contam com atletas com uma média de idades acima dos 18 anos. “É a ver a questão dos Pioneiros que quase não têm jogadoras com menos de 18 anos, a equipa africana também não nem o Montes Vinhais. Este é um dilema e luta que temos que travar. Os clubes têm que fazer um trabalho de base”.
No passado fim-de-semana a Selecção Distrital de Futsal Feminino participou, em Coimbra, na fase zonal do Inter-Associações Sub-20, onde ficou na sexta posição.
Para o ano a competição deverá ser em sub-19.
Escrito por Brigantia