Ter, 23/09/2014 - 10:51
Para o vereador da Educação da Câmara Municipal de Vinhais esta é apenas uma parte do apoio que o município dá aos estudantes. Juntamente com a alimentação, transportes e actividades extra curriculares o município gasta cerca de 750 mil euros por ano na área da educação.
“O concelho de Vinhais proporciona a todos os alunos gratuitamente a frequência na Escola Municipal de música, na escola de Teatro e de Dança. Também os transportes são gratuitos para todos os alunos e a alimentação é gratuita para alunos do pré-escolar e do 1º ciclo”, salienta o vereador.
Roberto Afonso considera que esta é uma forma de ajudar a fixar a população ao concelho e garantir que as crianças do interior não são discriminadas em relação às do litoral.
“São medidas que entendemos serem importantes para garantir a igualdade de oportunidades para as crianças do pré escolar e do 1º ciclo”, realça Roberto Afonso.
Além de Vinhais todas as crianças do 1º ciclo dos concelhos de Vila Flor, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Mogadouro recebem os livros gratuitamente.
Os restantes municípios oferecem os manuais aos alunos mais carenciados, que se encontram no 1º escalão de apoio e ajudam com metade do valor dos livros aos que se encontram no 2º. As excepções são os Municípios de Mirandela e de Torre de Moncorvo que, apesar de comparticiparem os livros às crianças mais desfavorecidas, nenhum aluno destes concelhos tem os livros completamente gratuitos.
O município que menos gasta em livros e material escolar é o de Mirandela, com um gasto médio de 25 euros por cada uma das 300 crianças do 1º ciclo, num investimento total de 7 mil e 500 euros.
Na edição desta semana do Jornal Nordeste pode analisar os gastos de cada município com livros e material escolar para alunos do 1º ciclo.
Escrito por Brigantia