Vila amuralhada de Carrazeda de Ansiães requalificada

PUB.

Ter, 05/06/2012 - 09:53


160 mil euros vão ser investidos na requalificação na Vila amuralhada de Carrazeda de Ansiães.O objectivo da Direcção Regional de Cultura do Norte é melhorar as condições de visita. 

Esta intervenção está integrada no projecto “Rede de Monumentos do Vale do Douro”, uma candidatura apoiada pelo Programa Operacional Regional do Norte. A obra está dividida em duas componentes principais.Uma vai servir de limpeza e reposição de derrubes no interior da Vila Amuralhada, com intervenções na conservação das ruínas, tratamento e colmatação dos arruamentos existentes, bem como a colocação de sinalética e mobiliário urbano. A outra refere-se à reabilitação estrutural do torreão do lado direito da porta de acesso ao castelo. Esta intervenção enquadra-se num projecto de gestão integrada do espaço, no âmbito das funções de conservação e melhoria das condições de visita. De salientar que os trabalhos decorrem sob acompanhamento arqueológico. A Vila amuralhada de Carrazeda de Ansiães é um Monumento Nacional propriedade do Estado e afecta à Direcção Regional de Cultura do Norte, entidade responsável pela sua conservação e gestão.O projecto “Rede de Monumentos do Vale do Douro”, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte, pretende construir um sistema de credenciação dos monumentos integrantes na rede, tendo em consideração o valor patrimonial, a importância científica, a conservação do monumento, a qualidade dos serviços de apoio ao visitante e os seus acessos, com vista a potenciar a atractividade turística dos monumentos e da região onde estão inseridos.

No distrito de Bragança, estão ainda integrados nesta rede o Castelo de Miranda do Douro, a Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta.

Escrito por Brigantia