Veiguinhas vai começar a encher no final do ano

PUB.

Qui, 02/10/2014 - 10:22


Está na fase final a construção da barragem de Veiguinhas, em pleno Parque Natural de Montesinho, em Bragança. Neste momento, está a ser feita a impermeabilização do paredão e ultimada a construção da torre de captação de água.

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, adianta que a conclusão das obras está prevista para o final do ano, altura em que vai começar a encher.“Findo este período de construção estaremos em condições de começar a armazenar água”, adianta o presidente da Câmara Municipal de Bragança.Hernâni Dias não tem dúvidas que esta obra vai resolver o problema de abastecimento de água no concelho de Bragança.“O que se prevê é que esta seja uma barragem de reserva quando a água faltar em Serra Serrada. Que tenha a capacidade para dar resposta a esta tendência cada vez maior de períodos prolongados de seca”, sublinha o autarca.Actualmente, as reservas de água limitadas já obrigam o município a adoptar medidas de poupança de água para garantir que este líquido precioso não deixa de correr nas torneiras dos brigantinos.“Já tínhamos tomado algumas medidas, nomeadamente reduzido os sistemas de rega para 50 por cento naqueles locais onde a rega dos jardins ainda é feita com sistemas de água provenientes da barragem, sendo que noutros casos a rega já é feita através de sistemas autónomos e não consumimos água da rede, e desligámos algumas fontes, nomeadamente durante a noite e também durante alguns períodos do dia, para poupar água”, enumera o autarca.

A barragem de Veiguinhas vai servir cerca de 50 mil habitantes dos concelhos de Bragança e Vinhais e representa um investimento na ordem dos 6 milhões e oitocentos mil euros.

 

Escrito Brigantia