Qui, 03/09/2015 - 11:24
No caso da secundária de Mirandela vai ter mais 20 unidades de crédito, em prol dos alunos por se terem distinguido pela melhoria dos resultados educativos e redução de abandono, no ano letivo anterior.
Este resultado deixa o diretor do agrupamento de escolas de Mirandela muito satisfeito. Vítor Esteves entende que é “o resultado de um trabalho concertado com os professores e premeia o esforço da sua direção, que quando tomou posse, há um ano, estabeleceu como principal prioridade, o combate à indisciplina”.
Vítor Esteves avança que, na prática, estes créditos horários vão ser aproveitados para criar grupos de trabalho de reforço em disciplinas mais complicadas.
Já quanto à escola de Macedo de Cavaleiros, o “prémio” traduz-se em mais 10 horas com que vão poder reforçar a carga curricular semanal nas disciplinas onde os alunos apresentam mais dificuldades. Este ano, a distinção veio depois de ser feita a aferição entre os resultados internos e os externos, ou seja, significa isto que a avaliação feita pelos professores condiz com as notas alcançadas nas provas de avaliação nacionais. De acordo com Paulo Dias, director do Agrupamento, estas horas “extra” vão permitir à escola oferecer aos alunos mais horários de apoio escolar.
Esta política de créditos adicionais tem procurado garantir uma continuidade dos incentivos atribuídos às escolas, tendo por objetivo a qualidade do ensino e a melhoria dos resultados escolares, refere o Ministério da Educação, no comunicado.
Um crédito horário semanal adicional é atribuído em função de vários factores, que passam pela capacidade de gestão dos recursos, a evolução dos resultados escolares, a aferição dos resultados internos com os externos, o sucesso escolar alcançado pelos alunos, a redução da percentagem de alunos em abandono, ou o risco de abandono escolar. Escrito por Terra Quente/ Onda Livre (CIR).