Turismo em Trás-os-Montes continua a atrair cada vez mais visitantes

PUB.

Qua, 02/07/2025 - 09:12


Em 2024, o concelho de Bragança registou 85 125 hóspedes, o que representa um aumento de 15,5% face a 2019, e 136 973 dormidas, um crescimento de quase 23% em relação ao período pré-pandemia

Rumar à região é sinónimo de viver experiências autênticas. O número de turistas que chega a Trás-os-Montes tem crescido, sobretudo nesta altura, e há muitos jovens empreendedores que estão a apostar na criação de experiências diferenciadoras para atrair ainda mais visitantes.

“Bragança tem crescido desde a pandemia e já ultrapassou os números de 2019”, segundo o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins. Em 2024, o concelho de Bragança registou 85 125 hóspedes, o que representa um aumento de 15,5% face a 2019, e 136 973 dormidas, um crescimento de quase 23% em relação ao período pré-pandemia.

Aproveitando este ‘diamante em bruto’, onde a natureza e a gente se cruzam numa comunhão de paz e tranquilidade, Sofia Pires e Carlos Costa criaram, na aldeia de Carrazedo, no concelho de Bragança, uma oferta turística que tem chamado centenas de pessoas à pequena localidade transmontana: passeios a cavalo. O Crinas ao Vento tem sido um sucesso. “Cada vez temos mais procura. Há muitas pessoas a entrar em contacto connosco. Sempre que fazem o passeio, adoram e temos muitas pessoas que já repetiram", referiu Sofia. O projeto conta com oito cavalos, com possibilidade de realizar passeios com grupos grandes. "Temos parceiros que nos emprestam mais cavalos, se houver necessidade", sublinhou.

"No inverno não parámos. Mesmo com mau tempo, fizemos muitos passeios. Fizemos um com uma família espanhola, de 30 pessoas, que, mesmo a chover torrencialmente, não quiseram parar", contou Carlos Costa. O casal faz ainda eventos com os cavalos, como casamentos e procissões.

Em Bragança nasceu também a Aventura Norte, empresa de Nélio Fraga, que promove passeios turísticos todo-o-terreno, pedestres e de BTT, com observação de fauna e flora, atividades radicais e visitas guiadas. É uma maneira de conhecer a região de uma forma completamente diferente. "Temos uma excelente fauna e flora, que muita gente não conhece e pode ser explorada, como por exemplo o Parque Natural de Montesinho, onde é possível ver o corço, o veado, o javali ou o lobo", indicou.

Robert e o filho Sean Van Eynort são os donos do alojamento local “Lagosta Perdida”, em Montesinho, no concelho de Bragança. A família, com raízes holandesas e inglesas, encontrou na região uma nova vida. A época alta no alojamento, que oferece diversas atividades como paintball, pintura, caminhadas, observação de aves e experiências gastronómicas, vai de julho a setembro, mas segundo Sean, o Carnaval tem vindo a ganhar cada vez mais destaque. “Este ano, o Carnaval foi enorme. A Semana Santa e a Páscoa também têm tido muita procura. Há cada vez mais turistas de países como os Estados Unidos e o Japão, que procuram natureza no seu estado mais puro", sublinhou Sean.

Apesar de o número de turistas que visita a região ter crescido, o verão continua a ser sinónimo de viajar para fora para muitos transmontanos. Maria José Neto, consultora de viagens em Bragança, conta que há destinos que nunca “saem de moda”. “As pessoas fazem questão de garantir, pelo menos, uma semana de férias, mesmo que isso implique ajustar outras despesas. Os destinos mais procurados continuam a ser Cabo Verde, as ilhas espanholas, a Tunísia, as Caraíbas e os cruzeiros. As reservas são maioritariamente feitas por famílias, muitas vezes com meses de antecedência”, frisou.

As pequenas localidades, verdadeiros museus de portas abertas, têm recebido cada vez mais visitantes em busca de experiências únicas. Trás-os-Montes é um diamante para quem quer descansar e descobrir histórias com alma, gente de tradição e fala direta, paisagens exuberantes, ofícios antigos e sabores fortes de uma cozinha de sustento e de festa.

Jornalista: 
Carina Alves/ Cindy Tomé/ Vitor Fernandes Pereira