Torre Dona Chama vai ter novo quartel da GNR

PUB.

Seg, 07/09/2009 - 09:59


O ministro da administração interna garantiu este fim-de-semana naquela vila que a força de segurança vai manter-se na localidade. Mas mais do que isso, vai ter novas instalações.  

“O quartel da GNR de Torre Dona Chama vai ser uma realidade porque nós colocamos a segurança em primeiro lugar” afirma o ministro.

Declarações feitas à margem da inauguração do Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Torre Dona Chama, no passado sábado.

 

A presidente da Junta de Freguesia estava duplamente satisfeita com as palavras de Rui Pereira.

“Iniciamos este processo no início do mandato expondo ao Governo que fosse construído o quartel da GNR, mas na altura houve uma reestruturação e a presença na Torre poderia estar em perigo” lembra Paula Lopes, acrescentando que “nós conseguimos vencer essa batalha e agora vencemos a segunda que era o quartel”.

Para tal, a junta cedeu ao ministério “uma casa que existe na vila e que estava devoluta, mas tem todas as condições, pois já temos o projecto feito, estávamos só à espera de financiamento mas que o ministro garantiu agora que vai avançar” salienta a autarca.

O novo quartel da GNR de Torre Dona Chama vai custar cerca de 300 mil euros.

 

Rui Pereira aproveitou ainda para “saudar o início da construção da esquadra da PSP de Mirandela”, cujas obras começaram na passada sexta-feira.

O presidente câmara confirmou o início das obras que deverão estar concluídas em Julho de 2010. “Vai custar um milhão e duzentos mil euros e vai funcionar no primeiro piso da Reginord, pois é o local apropriado por estar no centro da cidade e com bons acessos e ligações rápidas” refere.

 

José Silvano adiantou ainda que as obras do hospital privado deverão arrancar também este mês. “Concorreram seis empresas e até ao dia 14 o conselho de administração vai fazer-se a análise das propostas, por isso esperamos que até ao dia 20 a empresa que ganhar comece em força” revela. “O prazo de execução é de 12 meses para que no final de 2010 o hospital esteja em funcionamento”.

 

Novidades avançadas num dia de festa para os Bombeiros de Torre Dona Chama, com a inauguração do quartel.

Uma necessidade já com mais de 30 anos.

Esta alegria pode ser partilhada nos próximos anos com outras corporações do país.

Isto porque o Ministro da Administração Interna anunciou uma verba do QREN de cerca de 200 milhões de euros para reequipar as associações humanitárias. “Pela primeira vez, vamos dispor de uma verba de quase 200 milhões de euros, sendo que 150 milhões vêm da União Europeia para reequipar os bombeiros e as associações humanitárias até 2012” anuncia Rui Pereira, apresentando que “essa verba vai permitir modernizar os corpos de bombeiros em matéria de instalações e viaturas”. Para o governante “é uma janela de oportunidade que devem aproveitar”.

Escrito por CIR