Tiro ao Prato: Cidália Fernandes é bicampeã do mundo em TRAP 5 e vai apostar na qualificação para os Jogos Olímpicos

PUB.

Ter, 13/09/2022 - 12:14


Depois da conquista da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional, a vinhaense Cidália Fernandes sagrou-se bicampeã do mundo de Tiro ao Prato em TRAP 5. A transmontana quer agora avançar para a modalidade de Fosso Olímpico e garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos 2024

Depois de Granada, em 2021, agora foi em casa, em Portugal, que Cidália Fernandes voltou a fazer história no Tiro ao Prato ao serviço da Selecção Nacional.

A atiradora, natural da aldeia de Vila Verde, no concelho de Vinhais, revalidou, no domingo, em Mira o título de campeã do mundo de Tiro ao Prato em TRAP 5.

Cidália Fernandes confessa que ainda lhe custa a acreditar no feito alcançado. “Ainda não caí em mim. Foi emocionante. Dificilmente um atleta consegue vencer dois anos seguidos nesta modalidade e eu consegui”.

Cidália Fernandes conquistou o título mundial com 138 pratos, mais dez que a segunda classificada, e numa prova que contou com as melhores atiradoras do mundo.

É o terceiro título conquistado este ano, depois da Taça de Portugal e do Campeonato Nacional. À atiradora de Vinhais faltou apenas o título europeu. “No Campeonato da Europa conseguiu um terceiro lugar, por causa da última pranchada. Ainda assim, é um ano em grande para mim. Estas conquistas são fruto da minha vontade e dedicação, pois como já tive oportunidade de o dizer não tenho muito tempo para treinar”.

O próximo objectivo de Cidália Fernandes é o apuramento para os Jogos Olímpicos 2024 e, por isso, vai iniciar-se na modalidade de Fosso Olímpico. “Era para ter começado este ano mas como mudei de emprego não me permitiu avançar para o Fosso Olímpico, que é modalidade olímpica ao contrário do TRAP 5. Agora, como estou mais estável o Fosso Olímpico é o meu próximo objectivo”.

No Campeonato do Mundo em Mira, no passado fim-de-semana, Cidália Fernandes somou ainda dois títulos colectivos ao serviço de Portugal, por equipas femininas, juntamente com Vanda Silva e Ângela Serrão, e mistas ao lado de Luís Pintão.  

Em masculinos, Sérgio Venâncio, atirador do Clube de Caça e Pesca de Mogadouro, foi 18º classificado na geral e ajudou Portugal a conquistar o título mundial por equipas.

 

Jornalista: 
Susana Madureira