Suspeita de fogo posto na zona de Bragança

PUB.

Seg, 07/09/2009 - 19:43


As autoridades suspeitam de fogo posto no incêndio que deflagrou ao início da tarde na zona do Penacal, na freguesia de Faílde do concelho de Bragança.  

Segundo informações que a Brigantia recolheu no local, o incêndio começou por volta das duas da tarde, junto quilómetro 11 da EN217.

 

As autoridades terão encontrado junto ao local de ignição um dispositivo que se suspeita ter dado origem ao incêndio.

E esta tem sido uma zona que tem dado bastante trabalho aos bombeiros de Bragança, como confirma o segundo comandante, Carlos Martins.“É verdade. Em dois anos houve dois incêndios seguidos. Há cinco anos houve seis. Não sabemos quais os riscos e as razões de haver tantos focos de incêndio.”

Esta tarde, os bombeiros depararam-se com algumas dificuldades para combater as chamas.

A maior dificuldade foram os acessos e a topografia do terreno, que é bastante acidentado. O vento também soprou com alguma intensidade.” Para além disso, houve problemas com o helicóptero estacionado na serra de Nogueira, que atrasou o ataque às chamas. “As máquinas são assim.

Houve uma avaria no balde do helicóptero mas foi entretanto resolvida.”

 

 

 

O fogo chegou a ter três frentes activas, que obrigaram ao reforço de meios com efectivos de Izeda, Vimioso e Macedo de Cavaleiros. No local estiveram 41 homens e 11 viaturas, para além de um helicóptero.

 

Foi também accionado um avião pesado Canadair, que ajudou nas operações de rescaldo. 

 

Escrito por Brigantia