Seg, 14/09/2015 - 11:50
“Procurámos sempre antecipar os pagamentos possíveis, como no apoio às zonas desfavorecidas, muito relevante aqui para região, que conseguimos pagar em Julho o ano passado. Mudaram as regras comunitárias, estamos no primeiro ano da nova Política Agrícola Comum, só podemos fazer pagamentos a partir de 15 de Outubro”, refere a ministra.
A Ministra da Agricultura referiu ainda que devido ao grande número de candidaturas, houve um reforço do Programa de Desenvolvimento Regional, o PDR 2020, em 200 milhões de euros. O que vai permitir que todas as candidaturas às medidas agroambientais possam ser apoiadas com fundos.
“Tínhamos pensado 574 milhões de euros para o programa de 7 anos, que era pouco para toda a necessidade, foi necessário um estudo fino para saber quanto seria necessário para acomodar e não aplicar critérios de selecção que deixaria agricultores de fora, e foi possível termos este consenso de reforçar em 200 milhões de euros o PDR”, destaca
No que diz respeito à seca que atinge o território, a responsável pela tutela refere que a situação está “a ser monitorizada” e medidas de apoio serão aplicadas “quando se verificar necessário”.
Declarações da ministra da agricultura, na passagem por Macedo de Cavaleiros, sexta-feira, à margem de uma acção de campanha da coligação Portugal à Frente. Escrito por Brigantia.