Sindicatos querem mais investimento público no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 14/07/2011 - 10:56


A União de Sindicatos de Bragança quer mais investimento público do Governo no distrito, sobretudo ao nível da saúde e da agricultura. Integrada numa semana de luta decretada pela CGTP para todo o país, ontem a União de Sindicatos aprovou uma moção que dá conta de um cenário negro para os trabalhadores do distrito.

O coordenador diz que é preciso outra política agrícola.

“Aquilo que achamos é que se devia fomentar mais a produção agrícola. Hoje, os subsídios são feitos a nível de área e de árvore mas achamos que deviam ser dados à produção em si.”

Mas Nuno Barreira está convencido que com outro tipo de intervenção do Estado na agricultura transmontana, era possível aumentar os rendimentos dos agricultores.

“Vemos que a castanha é um dos produtos que deixa milhares de euros na região. Mas podia deixar muito mais se o Governo tivesse alguma intervenção no escoamento do produto”, sublinha, dizendo que Bragança, “em tempo de férias, não tem vivalma”.

Apesar de todo o investimento que está em curso no distrito de Bragança em estradas, o coordenador da União de Sindicatos diz que a saúde tem sido maltratada.

“Há obras em estradas mas temos, por exemplo, o hospital de Bragança. Por que é que não se fez um edifício de raiz mas sim uns barracões? E como isso muito mais”, diz Nuno Barreira.

Para além de mais investimento público, a união de Sindicatos exige do Governo a reabertura dos serviços públicos encerrados, sobretudo dos SAP.

Quer também um maior envolvimento dos trabalhadores nas lutas sindicais.

Escrito por Brigantia