Seminário hispano-luso ajuda empresários a serem mais competitivos em tempos de crise

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Seg, 14/03/2011 - 09:15


Só as empresas melhor posicionadas no mercado é que poderão sobreviver à crise. O alerta foi deixado este fim-de-semana durante um seminário Hispano-luso sobre Gestão de Produção, que decorreu em Bragança.  

Enrique Espinel, da organização, aponta o principal problema das empresas para conseguirem ser competitivas numa altura de crise.

“É preciso que tomem consciência da sua capacidade de produção pois se superar a procura do mercado pode levar a uma situação em que só as empresas mais competitivas e “melhor posicionadas no mercado possam sobreviver” refere o responsável.

 

Salienta, por isso, que este seminário tinha como objectivo dar a conhecer algumas técnicas que ajudem a ultrapassar essas dificuldades.

“A competitividade da empresa pode ser incrementada melhorando a sua qualidade, a redução dos custos de produção e estabelecendo sistemas que garantam os prazos de entrega ao cliente” sugere.

 

Uma das técnicas de melhoria contínua baseia-se na redução de resíduos nas empresas.

Um problema que também se verifica nas pequenas e médias empresas da região.

“A ideia que eu tenho é que de facto há muitas empresas com problemas de organização. Há empresas que trabalha bem mas há outras que praticam muito desperdício” refere António Duarte, professor do Departamento de Gestão Industrial da ESTIG. “Estamos a falar de movimentação excessiva de materiais, de stocks desnecessários espalhados por todo os lado. Isso atrapalha a produção pois não acrescenta valor” exemplifica.

 

Este seminário contou com a participação de 100 pessoas entre alunos portugueses e espanhóis e também empresários da região.

Escrito por Brigantia