Quinta edição das Jornadas das Grávidas do Nordeste reúne cerca de 80 futuras mães em Bragança

PUB.

Seg, 27/10/2025 - 09:08


Ao longo dos anos, o evento tem vindo a ganhar adesão, no ano passado eram cerca de 70 mães, e este ano estiveram presentes perto de 80

Perto de 80 grávidas participaram na 5ª edição das Jornadas das Grávidas do Nordeste que decorreu este sábado, em Bragança.

Esta iniciativa anual tem como objetivo esclarecer grávidas e casais sobre a maternidade e os desafios e mudanças que um recém-nascido traz à vida familiar. Durante o evento, foram abordados temas como cuidados e higiene do bebé, amamentação, sinais de trabalho de parto e técnicas fisioterapeutas. Uma sessão de esclarecimento que os futuros pais consideram ter sido muito útil. "Além da consciencialização da realidade, é uma oportunidade única de aprendizagem e contacto com outras grávidas", disse Vera Réfega.  "Somos pais de primeira viagem, somos novos e não temos muito contacto com esse mundo dos bebé e é importante ter acesso a esse tipo de informação", disse outra das grávidas presentes.

Outro dos temas abordados foi a recolha e preservação das células estaminais. Um assunto ainda pouco conhecido, mas de grande importância, explica Jessica Vieira, da BebéVida,  empresa parceira do evento especializada na criopreservação das células. “Os pais ouvem falar de criopreservação, mas não sabem o que isso significa na realidade. Criopreservar as células-estaminais pode significar uma alternativa, por exemplo, ao transplante de medula óssea. Mas não sabem que essas células só podem ser colhidas no momento do nascimento do bebê”, explicou.

O evento é organizado pela Farmácia Nova Central, em Bragança em parceria, precisamente, com a Bebévida. Segundo Micaela Pires, diretora técnica da Farmácia, a edição deste ano superou as expectativas. “Esses são os dois grandes pilares, o conhecimento que levam dos profissionais e saberem que a nossa cidade tem oferta para tudo o que elas procuram. Estamos dentro do número aproximado do ano passado. No ano passado tivemos mais grávidas a inscreverem-se e depois no dia falharam um bocadinho. Este ano as que se inscreveram estão cá, portanto acho que as nossas expectativas estão mesmo superadas e obviamente satisfeitos por ter uma casa cheia”, rematou.

Esta foi a quinta edição das Jornadas das Grávidas do Nordeste, realizada no sábado no Hotel São Lázaro, em Bragança. Ao longo dos anos, o evento tem vindo a ganhar adesão, no ano passado eram cerca de 70 mães, e este ano estiveram presentes perto de 80.

Escrito por Brigantia.  

Jornalista: 
Cindy Tomé