Semana da Tecnologia e Gestão dedicada à inteligência artificial

PUB.

Sex, 15/12/2023 - 10:01


Iniciativa, promovida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPB, decorreu entre terça-feira e ontem

Há falta de mão-de-obra especializada no sector da contabilidade. Quem o diz é Tiago Carreira, da CentralGest, empresa de contabilidade e consultoria. Ainda assim, a inteligência artificial está a ser revolucionária para esta e outras áreas. E, segundo disse Tiago Carreira, na Semana de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, vai permitir que se aposte em postos de trabalho qualificados. “De momento, no mercado da contabilidade, há falta de mão-de-obra especializada mas a mão-de-obra que faz trabalho repetitivo vai aparecendo. Existem pessoas que se candidatam a trabalhos administrativos, existindo bastantes até, mas técnicos de contabilidade existem poucos. Acredito que a inteligência artificial vai ser muito importante no sentido de ajudar os serviços de contabilidade a colmatar a falta de profissionais especializados porque vai eliminar a necessidade de trabalhos repetitivos, podendo apostar-se em trabalhos mais qualificados”.

Contudo, as tarefas repetitivas ainda vão permanecer durante algum tempo. “Poderá ser que no futuro não exista já tanto trabalho repetitivo para fazer. Os clientes que utilizam a plataforma CentralGest não terão trabalho repetitivo nos seus escritórios porque nós estamos cada vez mais a eliminar essas tarefas mas ainda existirá, durante algum tempo, espaço para isso”.

A Semana de Tecnologia e Gestão é promovida, anualmente, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPB, sendo esta edição foi dedicada à inteligência artificial. O director da escola, Nuno Ribeiro, esclareceu que se quis perceber a sua importância no ensino, nas empresas e nos serviços públicos. “Para além do ensino quisemos introduzir o mundo empresarial e o sector público. Temos tido, por exemplo, já, ao nível do ensino, ideias excelentes, que nos fazem pensar e repensar a forma como damos as aulas e queremos, para além de tudo, ser também um motor no desenvolvimento e implementação da inteligência artificial no mundo empresarial em Bragança, em tudo o que nos rodeia e nas organizações”.

A Semana de Tecnologia e Gestão começou na terça-feira e terminou ontem.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves