Ter, 02/12/2025 - 09:06
A 11.ª edição da Bragança, Terra Natal e de Sonhos está oficialmente inaugurada. As luzes natalícias já iluminam a cidade, desde domingo, que culminou com a chegada do Pai Natal. O epicentro da iniciativa é a Praça Camões, onde se deu início ao mês marcado pelas festividades.
“É marcar aqui um período natalício que é caracterizado sempre pelo convívio, pela fraternidade e, portanto, hoje é o início desse período de Natal e este foi um momento simbólico, o de acender as luzes, que sobretudo os mais novos, valorizam tanto esta iniciativa”, disse a presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira.
Milhares de pessoas marcaram presença na abertura oficial e mostraram o entusiasmo pela iniciativa. “É perfeito. É pena o Natal não ser mais vezes durante o ano, isto devia ser sempre, não é? E é sempre bom este tipo de iniciativas, uma forma de atrair sempre gente aqui à cidade, e é um fator que contribui para que também possamos sair de casa e entrar no espírito natalício. E este ano creio que isto está melhor, teve outra organização. E são interessantes as figuras que nós pais fazemos aqui, porque se calhar em dias normais ninguém iria andar no gelo. Mas claro, tudo pelos nossos filhos”, apontou Alexandre Rodrigues, que acompanhou o filho de quatro anos, Afonso Rodrigues, até à Casa do Pai Natal. O mais novo garantiu que brincou “muito” e que pediu de presentes um carro, legos e um urso de brincar”.
Helena Cruz, outra das visitantes, elogiou a iniciativa. “Está tudo muito bonito. Estou com as expetativas de que este ano seja ainda melhor”, disse. Luís Fernandes descreveu-a como “espetacular” à semelhança de “todas as edições”.
Os mais novos também se aventuraram nas principais atividades da Praça Camões, como a Pista de Gelo Natural, uma das grandes atrações, sendo a maior dos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes, nesta quadra, a Rampa de Gelo Natural, Casa do Pai Natal, carrosséis, mini-roda ou pelo comboio infantil. Mas para Juliana Correia, de 12 anos, a favorita foi mesmo a pista de gelo. “Estou a gostar bastante, está a ser muito giro, principalmente a pista, está muito montada. Já caí algumas vezes, mas faz parte”, contou.
Entre as várias diversões, a autarca Isabel Ferreira destacou outras atividades que fazem parte da programação. “Há também todo um programa cultural associado que decorre nos nossos museus, vários workshops de arranjos de Natal, que decorrem no mercado municipal, iniciativas por parte do Conservatório de Música e Dança e do Centro de Ciência Viva”, destacou.
A Bragança, Terra Natal e de Sonhos, decorre até ao dia 6 de janeiro. A iniciativa conta com um investimento que ronda os 336 mil euros.
Escrito por rádio Brigantia




