Santuário dos Chãos assaltado

PUB.

Qua, 02/09/2015 - 20:28


  O santuário do Divino Senhor da Agonia dos Chãos, na freguesia de Vale de Nogueira, concelho de Bragança, foi assaltado na noite de segunda para terça-feira. A ocorrência deu-se numa altura em que se preparava a romaria anual que este ano acontece entre 5 e 14 de Setembro.

O presidente da associação de fiéis da Confraria do santuário, Marcolino Gonçalves, acredita que os assaltantes procuravam dinheiro, mas esse tipo de valores não se encontrava no templo, tendo acabado por roubar algumas peças em prata e destruído algum material. A totalidade do prejuízo ainda não foi apurada, mas estima-se para já em cerca de 2000 euros.
“Estavam gavetas no chão, envelopes rasgados e tudo espalhado, na nossa opinião à procura de dinheiro. Os objectos em falta identificados eram três salvas, quatro castiçais e dois microfones”, refere o responsável da organização que prepara a festa.
O presidente da Associação de Fiéis da Confraria do Divino Senhor da Agonia dos Chãos lamenta os actos, que considera de “pura destruição” a templos. “É mais um caso de vandalismo pelo vandalismo que não têm grande explicação, uma vez que ninguém deixa valor nas igrejas, hoje em dia”, queixa-se.
O caso foi reportado às autoridades, que tomaram conta da ocorrência.
Este é o segundo assalto de que há registo no santuário, sempre na véspera da festa religiosa. Escrito por Brigantia.