PUB.

Região fronteiriça poderá ser destino para milhões de turistas

PUB.

Qui, 13/02/2020 - 17:25


O Turismo do Porto e Norte e o Turismo de Castela e Leão, em parceria com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, querem atrair, para esta região de fronteira, os cerca de 12 milhões de turistas que anualmente chegam aos aeroportos de Madrid e do Porto.

Vários membros destas três entidades estiveram reunidos em Mogadouro e segundo Raúl Fernandez, dos serviços de turismo e cultura da Junta de Castela e Leão, os resultados desta parceria trarão algum desenvolvimento económico à fronteira, também através da tentativa em fazer com que os turistas passem aqui mais dias.

“Queremos desenvolver uma política turística de captação de turistas internacionais, não só atendendo às vias tradicionais de entrada na nossa região, como por exemplo através da fronteira francesa ou o aeroporto de Madrid e especialmente o aeroporto do Porto. “Pretendemos aumentar os dias de estadia e o gasto médio por visitante”, explicou.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro tem em curso vários projectos para dar uma nova dinâmica a este território de fronteira. Entre eles estão a Terradeuro, uma central de reservas turistas, para descobrir o território em causa, e a Rota Internacional do Vinho. O director geral do agrupamento, José Luís Pascoal, vincou, na reunião, que se quer criar uma parceria leal com a Junta de Castela e Leão e com o Turismo do Porto e Norte de Portugal para que se siga em frente neste “trabalho”.

“Vamos trabalhar de forma conjunta”, salientou.

Na reunião, em Mogadouro, esteve ainda a directora do Turismo de Portugal na Espanha. Maria de Lurdes Vale sublinhou que é preciso conhecer o perfil do turista que se encaixa neste território, que, nas suas palavras, é cheio de potencialidades.

“É um território importante para um turismo de futuro de qualidade. Temos cada vez mais um turismo internacional que visita Portugal e Espanha entrando por Madrid e Porto, ou vice-versa, e que circula entre os dois países e que temos que captar e chamar. Acima de tudo o turismo serve para desenvolver as regiões e para dar mais qualidade de vida aos seus residentes e é isso que se pretende”. 

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro quer promover um turismo de fronteira através da marca "TerraDuero" e, para isso, está a criar parcerias com o Turismo do Porto e Norte e o Turismo de Castela e Leão.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves