Quatro detidos por furto de carris na estação do Romeu

PUB.

Seg, 11/01/2016 - 12:09


  O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Mirandela deteve, na passada sexta-feira, quatro indivíduos suspeitos do furto de cerca de 100 metros de carris, da linha ferroviária do Tua, próximo da estação do Romeu.

Na operação levada a cabo pelo NIC da GNR, três indivíduos foram apanhados em flagrante, a tentar transportar os carris, e posteriormente, foi detido o alegado receptador do material, um homem proprietário de uma serralharia em Vilar de Ledra.Um outro indivíduo fugiu, vindo a apresentar-se, algumas horas depois, à GNR. Os cinco elementos, com idades entre os 30 e os 55 anos, foram constituídos arguidos e notificados para comparecerem ao tribunal de Mirandela, esta segunda-feira, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.Nesta operação, foram ainda apreendidas três viaturas utilizadas para o transporte dos carris.
O roubo de carris na linha ferroviária do Tua, no troço desativado, desde 1991, entre Carvalhais (Mirandela) e Bragança, tem sido recorrente, estando na origem do processo “Carril Dourado” que, por sua vez, está na origem do Face Oculta. Em 2004, a empresa O2, de Manuel Godinho, levantou sem autorização da Refer, várias toneladas de carril na Estação de Azibo (Macedo de Cavaleiros). Só a intervenção de moradores, que chamaram a GNR, evitou que mais quilómetros de materiais ferrosos fossem levantados, acabando o assunto em tribunal, com este a dar por provado que se tratou de um furto.Escrito por Terra Quente (CIR).