Produção de amêndoa atrai mais produtores num ano que se prevê de boas colheitas

PUB.

Qui, 12/09/2019 - 10:54


Há cada vez mais pessoas a dedicarem-se à produção de amêndoa, devido ao valor do fruto ter estabilizado.  

São perto de cem os produtores de amêndoa, no concelho de Alfândega da Fé, sendo que vários são jovens.

"No concelho há cada vez mais gente à produção e mesmo os produtores existentes estão a ampliar a sua área, tem havido um acréscimo na produção. Também se tem verificado que nesta cultura existem jovens a aderir, até, em alguns casos, herdando terrenos e não residindo cá, os plantaram e vêm periodicamente ao território fazer o manuseamento da cultura e a apanha”, confirma Mário Lopes, da direcção da Cooperativa Agrícola do município.

No concelho de Alfandega da Fé a produção tem-se aproximado das 500 toneladas mas este ano há um aumento. Um efeito positivo para a economia da região.

“Tem um efeito positivo na economia, uma vez que é uma mais-valia em termos da quantidade de amêndoa. Portanto, a quantidade de agricultores que existem aqui, para além de outras culturas que têm a amêndoa faz com que o seu rendimento médio anual possa subir”, disse.

Em Torre de Moncorvo a colheita da amêndoa já começou e os produtores dizem ser um bom ano. Bruno Cordeiro, vice-presidente da Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo, explica que esta cultura é a que atrai mais jovens do concelho:

“Existe bastantes jovens até, aqui na nossa região, a aderir. Talvez até mais do que nas outras culturas”, referiu.

A produção de amêndoa é uma cultura bastante atractiva devido aos incentivos e à complementaridade com outras culturas.

No distrito de Bragança, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Mogadouro, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta e Mirandela são os concelhos produtores de amêndoa.

Escrito por Brigantia