Primeira Unidade de Saúde Família do distrito criada em Mirandela

PUB.

Sex, 15/03/2024 - 18:22


Nasceu em Mirandela, a primeira unidade de Saúde Familiar (USF) Tipo B do distrito de Bragança

Chama-se “Tua Saúde”, funciona no Centro de Saúde 1 e faz parte do lote de 222 USF’s criadas, em 2024, em todo o país, que são uma alternativa ao centro de saúde tradicional, prestando também cuidados primários de saúde, mas com autonomia de funcionamento e sujeitas a regras de financiamento próprias, baseado também em incentivos remuneratórios aos profissionais pelo desempenho, com incrementos salariais de pelo menos 60%.

Para o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, que inaugurou, esta manhã, a USF de Mirandela, apesar de já estar em funcionamento desde o início do ano, é um passo decisivo para concluir a reforma dos Cuidados de Saúde Primários do SNS.

“A generalização das UFS’s modelo B é qualquer coisa que o sistema pedia há muitos anos, que os profissionais há muitos anos se empenharam a conseguir alcançar e que nós neste momento estamos a concretizar. Tínhamos até ao final do ano passado 368 UFS’s modelo B e numa só vez no início do ano criamos mais 222. Existem em todo o nosso território. Estamos a falar de equipas que se auto-organizam, que assumem o compromisso assistencial”, disse.  

A Unidade de Saúde Familiar Tua Saúde, de Mirandela, abrange um universo de nove mil utentes do concelho que têm acesso a médico de família e é constituída por uma equipa de 15 profissionais: cinco médicos, seis enfermeiros e quatro secretários clínicos que apresentaram uma candidatura, que tinha como um dos requisitos terem tido uma avaliação de desempenho igual ou superior a 60%, no âmbito da aplicação do Índice de Desempenho Global.

A médica Érica Fernandes, Coordenadora da USF “Tua Saúde”, explica o que diferencia estas unidades dos centros de saúde tradicionais. “Por exemplo, temos de fazer uma contratualização, propondo-nos a dar uma cobertura de 90 por cento de consultas a diabéticos e temos de cumprir essa missão, caso contrário, não obtemos o benefício”, explicou.

Érica Fernandes revela as principais razões que levaram estes profissionais a avançar para esta candidatura a uma Unidade de Saúde Familiar. ““Primeiro, o conceito de USF, o facto de nos identificarmos enquanto equipa e também permitir prestar melhores cuidados e assim ficarmos mais satisfeitos com o nosso desempenho profissional que também é muito importante”.

Está inaugurada a primeira USF do distrito de Bragança, mas o presidente da administração da ULS do Nordeste adiantou, no seu discurso durante a cerimónia, que outras vão nascer no futuro.

No entanto, confrontado pelos jornalistas, no final da cerimónia, Carlos Vaz recusou-se a falar aos jornalistas, não revelando quais serão as novas USF’s nem tão pouco para quando estão previstas.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Foto: Fernando Pires