Presidente da câmara de Vila Flor queixa-se de herdar autarquia com bastante dificuldade na gestão diária

PUB.

Qui, 02/12/2021 - 10:37


A Rádio Brigantia e o Jornal Nordeste continuam a ouvir os novos presidentes de câmara do distrito. Depois de Nuno Ferreira, presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, vamos hoje até Vila Flor

Um mês e meio depois de ter tomado posse como presidente da câmara, Pedro Lima conta ter encontrado a autarquia com bastante dificuldade ao nível da gestão diária e até de falta de recursos humanos. O autarca criticou ainda o pouco que foi feito pelo anterior executivo, que preferiu deixar um saldo positivo no banco. “Problemas de gestão diária comum, que ia sendo visível a toda a população, mas que a imagem que era passada era de uma gestão muito competente, mas na realidade só o saldo bancário é que era positivo. Se não gastarmos é normal que o dinheiro esteja lá, se não investirmos em pessoas, em sistemas que dotem a câmara de maior capacidade”.

O actual presidente, eleito à segunda tentativa, disse estar focado em melhorar a agricultura do concelho. Em 2022 quer criar um pelouro para este sector e uma das medidas vai ser melhorar os caminhos que dão acesso aos terrenos agrícolas, contribuindo para o aumento de vendas dos produtos da terra. “Há certos produtos que dependem de um bom caminho agrícola. O pêssego tem um elevado grau de rejeição. Pode não ser apenas por isto, mas também porque os caminhos, estando em mau estado de conservação, a fruta fica tocada e já não é aceite nos mercados. Isto causa graves prejuízo aos agricultores”.

Pedro Lima prometeu ainda fixar os jovens no concelho e, para isso, vai criar um apoio que irá desde a natalidade à universidade. “O que devemos fazer é dar um incentivo a quem se fixa. Este apoio será financeiro e logístico. Há coisas simples que podemos fazer como criar uma página na internet onde todos os alunos oriundos de Vila Flor se encontram e onde têm o devido apoio”.

Pedro Lima avançou ainda que, no próximo ano, regressa o “Terra Flor”, se a pandemia assim o permitir. Um certame com os produtos da terra, mas que agora terá uma nova dinâmica. Uma entrevista para ouvir na íntegra, hoje, depois das 17h, na Rádio Brigantia.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais