Município de Mogadouro conta com orçamento de mais de 34 milhões de euros para este ano

PUB.

Sex, 02/01/2026 - 09:11


Autarca António Pimentel destaca os principais projetos para este ano

O município de Mogadouro vai contar, para este ano, com um orçamento de mais de 34 milhões de euros.

O documento aprovado, já em assembleia municipal, vai destinar-se a obras estruturantes para o concelho. “Insere-se num processo de continuidade aquilo que temos vindo a fazer. Tem particular incidência em dois vetores, em obras que estão em curso e que vamos lançar de novo. As que estão em curso, como seja o Ginásio Municipal, o Museu Territorial, que vai iniciar-se agora também, além, naturalmente, do Matadouro, que está em fase de conclusão, e temos como, a nível de obras, principalmente para este ano, o lançamento do Centro Interpretativo do Parque Natural do Douro Internacional, o Parque Biológico do Juncal, um projeto de valor elevado, que ronda aos 4,5 milhões”, explicou António Pimentel.

No campo do apoio social, a autarquia pretender manter todos os apoios já existentes, “quer no apoio à medicação, quer no apoio à criação de emprego, quer todos os níveis no apoio à agricultura, isso mantemos tudo. Temos um investimento muito direcionado aqui também para a duplicação dos cuidados continuados de Mogadouro, obra da Misericórdia, mas onde a Câmara vai investir um milhão e meio de euros que já está em execução”, referiu o autarca apontado que este último será um dos maiores investimentos na área social.

O documento também aloca verba para outras infraestruturas, bem como as águas e saneamentos como “a a remodelação de água e saneamentos do Azinhoso, em princípio de Zava e Valverde. Também vamos repor os pavimentos em todas as estradas. Falta-nos uma, portanto, em princípio, que avançará. Falta-nos ligar uma anexa à sede de freguesia, que é de Saldanha à Granja, que também vai avançar. É um conjunto enorme de obras, são 34 milhões, dos quais 14,5 milhões são de investimento”.

No campo dos impostos municipais para 2026, a taxa de IRS será de 2,5% . No campo de IMI o valor mantém-se nos mínimos (0,3%). No que respeita à Derrama a taxa é de 1,5 % aplicável a banca e energético.

O orçamento aprovado por maioria teve um aumento de 4,2 milhões de euros face ao de 2025.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira