Pensadores que marcaram bispado de Miranda em debate em Picote

PUB.

Sex, 11/09/2015 - 11:22


 Estudar o pensamento, arte, cultura e sociedade no bispado de Miranda nos séculos XVI e XVII é o objectivo do colóquio organizado pela Frauga, associação para o desenvolvimento integrado de Picote em conjunto com o do instituto de Filosofia da Universidade do Porto. De acordo com José Meirinhos, professor desta instituição e natural de Picote, no concelho de Miranda do Douro, é importante trazer para o território a discussão sobre a importância deste período da história no desenvolvimento da região.

“O objectivo do encontro é tentar compreender a dinâmica social e económica que resulta do enriquecimento populacional que deu origem e atraiu a alguns pensadores e artistas”, refere.
As jornadas que começaram ontem e se prolongam pelo dia de hoje, estão a centrar a discussão em torno de pensadores portugueses originários ou que viveram na região, nessa época.
“Tiveram uma grande actividade na sua época e hoje são pouco conhecidos, apenas por especialistas, Diogo Teive, Cristóvão Gil e Oróbio de Castro”, salienta os investigadores.
São nomes estudados pela unidade de investigação científica do instituto de filosofia da UP, que se pretende também fazer chegar ao conhecimento de um maior número de pessoas, através destas jornadas descentralizadas, em Picote, Miranda do Douro. Escrito por CIR (Onda Livre).