Qui, 21/12/2023 - 08:58
José Castro, do PCP de Bragança, disse que é preciso repor os direitos que foram tirados com a Troika. “Repor a legislação laboral tal como ela estava antes. Havia o princípio do tratamento mais favorável para o trabalhador, não havia este regime de caducidade da contratação colectiva, havia os direitos nocturnos e por turnos e havia também os valores de pagamento do trabalho suplementar para todos trabalhadores”, reclamou.
O assunto foi levado ontem à Assembleia da República. Embora se esteja num Governo de gestão, José Castro afirma que continua a ter responsabilidades. “Há quem diga que o Governo já não está, mas é o Governo que temos e está a gerir Portugal e não impede que tome estas decisões”.
Os trabalhadores da Faurecia têm vindo a fazer várias greves, reclamando aumento salarial e melhores condições laborais. O PCP disse estar ao lado dos funcionários. “Continuam com o seu caderno reivindicativo, porque até agora nem tudo foi discutido e também estamos cá para dar essa força”, frisou.
O PCP quer a reposição do princípio do tratamento mais favorável do trabalhador, o reforço dos direitos dos trabalhadores no regime de trabalho nocturno e por turnos, a reposição dos valores de pagamento do trabalho suplementar e revoga o regime de caducidade da contratação colectiva.
Escrito por Brigantia




