Sex, 07/11/2025 - 12:48
Magusto, tanoaria e Caramonos vão estar em destaque em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro.
No dia 15 de Novembro a aldeia mais industrializada de Portugal inaugura o Caramonium Fest. Uma fusão entre o passado e o presente da cultura local num único festival que promete dinamizar a freguesia do planalto, como explica Pedro Ferreira da Caramonico – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo. “Aproveitando, uma vez que é a aldeia mais industrializada do país, eu acho que também devemos dinamizar a freguesia e é o que estamos a tentar fazer com o primeiro festival. Tentar chamar mais gente e tentar dar a conhecer a todo Portugal e Espanha, a aldeia. Toda a gente está um bocadinho receosa, por ser a primeira edição, mas as pessoas puseram o trabalho e o empenho. Esperemos que corra bem. E era uma coisa que nós gostaríamos, claro, de continuar e que crescesse, eventualmente”, disse.
A ideia surgiu da vontade de valorizar e dar visibilidade à indústria da aldeia, mas não só. “A ideia surgiu com o magusto, o São Martinho. Palaçoulo é a maior aldeia industrializada do país e ainda há duas grandes empresas de tanoaria. E então surgiu a projeção do pipo, também para representar um bocadinho a nossa aldeia e a indústria que a nossa aldeia tem. E depois da tanoaria vem a história do caramunico que é o que nos define, como os do Porto são tripeiros, os de Lisboa, Lisboetas, os de Palaçoulo são os caramunicos. Que têm a ver com uma tradição antiga. Basicamente o festival remonta e refere um bocadinho a tudo isso”, explicou.
Apanha de cogumelos, um showcooking e atuações dos gaiteiros. Pedro Ferreira garante que animação e música não vão faltar.
O Caramoinum Fest decorre, pela primeira vez, dia 15 de novembro, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro.
Escrito por Rádio Brigantia.




