Operação "Censos Sénior" 2022 da GNR começa hoje

PUB.

Sex, 30/09/2022 - 09:06


A Operação “Censos Sénior 2022”, promovida pela GNR, arranca hoje e decorre ao longo do mês de Outubro.

A operação, no âmbito do Policiamento Comunitário, que abrange todo o território nacional, implica acções de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, em especial com maior vulnerabilidade, que vivem sozinhos ou isolados.

O objectivo é reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda Nacional Republicana sinalizou quase 44 mil e 500 idosos que vivem sozinhos, isolados, ou em situação de vulnerabilidade, pela sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, para fazer o seu acompanhamento futuro.

Em Bragança, no ano passado, foram identificados 3343 idosos em situação de vulnerabilidade, sendo o 5.º distrito com maior número a nível nacional, já Vila Real liderava a lista com 5191 idosos sozinhos ou isolados.