Open de XCM e Taça Regional de XCC Juvenil com mais provas este ano

PUB.

Qua, 20/01/2016 - 15:41


A nova temporada de ciclismo e BTT no distrito de Bragança traz novidades para este ano. Como a Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança (ACB) já havia avançado foi estabelecida uma parceria com a associação de Vila Real, que no futuro será alargada à associação de Viseu.

O Open de XCM vai contar com 10 provas, sendo que quatro para além de pontuarem para o regional contam também para o interassociações com duas etapas no distrito de Bragança e duas em Vila Real.
O campeonato de XCM arranca em Março com a Rota do Azeite, no dia 13, em Valbom dos Figos, Mirandela.
O destaque no calendário do Open Regional de XCM é o regresso do Montesinho 101. A prova volta a ter cariz competitivo e está marcada para o dia 3 de Abril, em Bragança.“É um regresso saudado, é uma prova com história. Esperamos que seja um sucesso. Esta prova distingue-se de todas as outras pelo facto de ter uma quilometragem superior”, refere Nuno Santos, presidente da ACB.Quanto ao Open de Estrada também se mantém nas actividades da ACB, apesar de ter estado em risco face aos custos elevados que os organizadores têm com o policiamento. Mas, a grande aposta da ACB continua a ser a formação. A Taça Regional de XCC Juvenil vai contemplar 11 provas com seis a pontuar para o regional e para o interassociações.
O número de jovens praticantes de BTT e ciclismo está a aumentar.
No capítulo da formação, Vila Flor recebe de 1 a 3 de Julho o Campeonato Nacional de Estrada de Cadetes e Juniores Femininos. Da agenda da ACB consta também o GPS Epic Series. O evento de lazer estreou-se em Macedo de Cavaleiros em 2015 e este ano regressa a 16 de Abril.
Ainda este ano, em Dezembro, a ACB vai a votos. Nuno Santos, que há seis anos lidera a associação, já fez saber que não vai avançar para a recandidatura. “Há um tempo para tudo e ao fim de seis anos é tempo de dar o lugar a outras pessoas que tragam novas e mais ideias”, diz.

Nuno Santos acrescentou ainda que vai manter-se ligado à modalidade e não exclui a hipótese de integrar uma lista, mas não como presidente.

Escrito por Brigantia